ÁGUA

Ministério do Desenvolvimento Regional visita Bagé para tratar sobre a barragem

Na tarde desta quarta-feira (12), foi realizada reunião com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para tratar sobre a Barragem da Arvorezinha. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, teve como objetivo agilizar os trâmites para início da obra que foi dada como prioridade pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a sua visita na cidade.

A possibilidade que está sendo sinalizada é a construção do reservatório pelo Exército Brasileiro. “Este é mais um passo importante que estamos dando para a construção da barragem. Vamos fazer tudo com muita seriedade e comprometimento, indo atrás de todas as etapas que temos que vencer, contando com o apoio do nosso Presidente da República”, destacou Divaldo.

Participaram da reunião, por parte da comitiva do Ministério, Alex Magalhães, assessor da chefia de Gabinete, Anderson Machado, chefe de Representação na Região Sul e Gabriel Starke, analista de Infraestrutura.  Por parte do governo bageense estavam o prefeito Divaldo Lara, o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), engenheiro Eduardo Mendes, o superintendente operacional do Daeb, engenheiro Emílio Mansur, além da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa  (Semapa) e da Procuradoria do Município (Projur).

Na ocasião, foi discutido o novo plano de trabalho da obra, as estimativas de custo e orçamento e as desapropriações ainda necessárias. Também durante o encontro, a equipe da Semapa relatou que já foram encaminhadas todas as documentações para a liberação da outorga junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e da licença ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A agenda com os representantes do Ministério segue nesta quinta-feira (13). Pela manhã, será apresentado à comitiva, na sede do Daeb, o projeto da obra, que foi adaptado pelo engenheiro Emílio Mansur. Já às 14h, os técnicos irão à área da barragem para conhecer qual será a primeira fase do projeto, que inclui a execução do canal de aproximação, vertedouro, ensacadeira e tomada de água.

Após a construção desta primeira etapa, Bagé terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Atualmente, a cidade possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Desta forma, o armazenamento de água da cidade aumentará para 7.010.574,21 m³.

Comentários do Facebook