RELIGIÃO

Missas serão realizadas em Candiota e Hulha Negra pelo Dia de Finados

Hulha Negra organizou um cronograma para limpeza de cemitérios Foto: Divulgação TP

Nesta quarta-feira (2), é Dia de Finados, data de relembrar  amigos e familiares que já partiram deste plano. Em razão da data, missas serão celebradas nas Comunidades Imaculada Conceição, sede de Candiota, e Matriz São José, em Hulha Negra, ambas a partir das 9h30.

LIMPEZA – A data também é marcada pela visitação da comunidade aos cemitérios, principalmente para colocação de flores aos entes que partiram. Hulha Negra divulgou a conclusão do cronograma de manutenção dos cemitérios do município. Segundo a Prefeitura, foram realizadas limpezas em geral, corte de grama e poda. Pedras Altas também realizou limpeza dos locais.
Confira a seguir, um material feito pelos freis Rinaldo Eberle e Tiago Frey, responsáveis pelas paróquias de Hulha Negra e Candiota acerca do Dia de Finados.

Finados
“Todo ano no dia dois de novembro recordamos o dia de finados. Neste dia lembramos de todas as pessoas queridas que passaram em nossa vida, especialmente nossos familiares falecidos.
A experiência do luto nos faz questionar, perguntar e interrogar sobre a existência do ser humano aqui na face da terra. Uma vivência que nos abre um caminho de muitas perguntas. Dessa maneira, sentimos algo, às vezes não confortável, de alguém que deu seu adeus, partiu e saiu do nosso convívio familiar e cotidiano da nossa vida.
Neste dia de finados, a primeira palavra que deve fazer parte da nossa consciência é palavra gratidão. A gratidão a Deus por nos ter concedido a oportunidade de podermos conviver com essa pessoa especial que esteve aqui na terra, na nossa vida e/ou em nossa família. E que através dessa convivência fraterna, nos ensinou a amar, a respeitar, a se alegrar, a ter misericórdia, a rezar, a termos espiritualidade e a sermos solidários, etc. Ou seja, temos a oportunidade de agradecer a Deus, os momentos bons que convivemos com este familiar que hoje não está mais conosco.
Ao mesmo tempo descobrirmos nesta data, que não somos seres humanos isolados. Pois, para chegar aonde chegamos na idade adulta, passamos por inúmeros cuidados e muitos conselhos para a vida. E algumas destas pessoas que nos cuidaram, deram conselhos e nos amaram, partiram para a vida eterna. Dessa maneira, é importante a nossa oração e a nossa prece por aqueles que marcaram nossas vidas e partiram para junto de Deus.
Diante do dia de finados, percebemos que diante da morte, nossa vida somente tem sentido com a resposta de algo maior, que é a nossa vida junto de Deus. Pois Jesus Cristo, que passou entre nós fazendo o bem, cumprindo a sua missão, morreu na cruz e ressuscitou. E este crer na ressurreição é afirmar que Jesus Cristo venceu a morte e é também para nós cristãos o caminho de acreditar na vida eterna, pois “existem muitas moradas na casa de meu Pai” (Jo 14, 2). E isso é um dom que o ser humano adquire através da espiritualidade.
Portanto que este dia de finados faça com que possamos rezar por aqueles entes queridos que partiram a vida eterna, pois “Santo e piedoso pensamento, este de orar pelos mortos” (2 Mc 12, 45). Da mesma maneira, que pela vitória de Jesus Cristo sobre a morte, possa ser nossa esperança, harmonia e paz, para continuarmos vivendo uma feliz aqui na terra.”
Frei Tiago e Frei Rinaldo

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook