RURAL

Produção leiteira reflete no comércio de Candiota, evidencia audiência pública

Aumento da produção e redução da chamada penosidade no trabalho também foi destacada pelas cooperativas durante o evento

Técnicos e lideranças participaram do debate Foto: Divulgação TP

A Câmara de Candiota realizou recentemente, uma audiência pública para debater a bacia leiteira do município. A proposta foi da vereadora Hulda Alves (MDB) e dos vereadores que compõem a base governista no Legislativo. Segundo ela, o objetivo do debate foi apresentar a sociedade os impactos locais e benefícios da produção de leite no município. O debate foi conduzido pelo vereador Guilherme Barão (PDT), que representou a mesa diretora do Legislativo.

Inicialmente, os representantes das duas principais cooperativas de Candiota e da região que atuam na bacia leiteira, especialmente com os pequenos produtores familiares, a Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaucho (Coopampa) e a Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda (Coptil), Márcio dos Santos e Emerson Capelesso, respectivamente, falaram sobre o histórico das entidades no município. Na oportunidade eles apontaram o aumento da produção de leite pelos cooperados nos últimos anos e a evolução da qualidade de vida dos trabalhadores rurais ligados ao setor, dada a redução da chamada penosidade do trabalho.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acisa), Clarque Rostan, destacou que os produtores rurais, especialmente os que produzem leite, representam cerca de 60% do faturamento do comércio local, sendo de suma importância para a economia local. “Gera emprego e renda para todos os cidadãos”, destacou .

Os técnicos da Secretaria Municipal de Agropecuária e Agricultura Familiar, André Urdangarin Borba e Guilherme Zanatta falaram sobre o cenário da bacia leiteira local, mostrando os diversos segmentos e programas que a Secretaria executa ligados ao incentivo e sanidade animal. O secretário Claudivam Brusque representou o prefeito Luiz Carlos Folador no evento.

O produtor Airton Duarte ainda contribuiu com a audiência pública, que compartilhou a sua motivadora história de sucesso, que veio pro município em 1988, e hoje é o maior produtor da bacia leiteira de Candiota.

ASSISTÊNCIA – A audiência teve ainda a participação do extensionista e técnico rural da do escritório municipal da Emater/Ascar, Matheus do Amaral Caetano, que explanou sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural prestado aos produtores, que abrange a elaboração da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAP), a elaboração de projetos de crédito rural, além de ressaltar os benefícios para os produtores, como a segurança da manutenção da renda mensal da família.

SATISFAÇÃO – Para finalizar, a vereadora Hulda manifestou a satisfação pela audiência, dizendo que suas expectativas foram atendidas. “A ideia é chamar atenção para a bovinocultura de leite como excelente alternativa econômica para manutenção do homem, da mulher e do jovem no campo, considerando que a tecnologia possibilitou a redução da penosidade na atividade e a aptidão do campo nativo”, salientou, ela que é extensionista e chefe do escritório local da Emater/Ascar.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook