POLÍTICA

Mobilização do Executivo e Legislativo pinheirense viabiliza parte do pagamento do 13º

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A solicitação de adiantamento, realizada pelo prefeito Zé Antônio, foi atendida pela Câmara Foto: Lorenzo Barão/Especial TP

Em Pinheiro Machado, o início desta semana foi marcado por uma reunião entre o prefeito Zé Antônio, o secretário da Fa­zenda, Geovane Teixeira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT). Conforme informado, o motivo do encontro era via­bilizar, através da economia anual do Legislativo, a quita­ção de metade do 13º salário dos servidores públicos muni­cipais. Nesta terça-feira (17), durante sessão ordinária, Mateus confirmou que o setor de contabilidade já estava engajado nos cálcu­los para atender à solicita­ção do gestor.

Conforme lembrou o presidente, as medidas de economia tomadas na Câmara de Vereadores pos­sibilitaram mais uma vez essa importante devolução para os cofres da Prefeitu­ra. “Ainda temos algumas contas que precisam ser debitadas de forma auto­mática e não temos como adiantar o pagamento de­las, mas o montante de R$ 350 mil já pode ser devol­vido para o Executivo, que assim consegue quitar parte do 13º para os funcioná­rios”, disse.

Segundo o parla­mentar, durante o ano, outras sugestões foram encaminhadas ao Execu­tivo para que o repasse do duodécimo fosse an­tecipado – como reparos na iluminação pública ou manutenção dos ginásios das escolas. “O prefeito nos respondia que era impor­tante guardar esses valores para o final do ano para que tivesse também essa opção visando quitar o benefício dos servidores, conforme conseguimos fazer agora”.

Para Mateus, a pos­sibilidade de terminar 2019 e poder fazer o repasse do que não foi utilizado pelo Legislativo é algo extre­mamente positivo para o funcionalismo, principal­mente diante da atual rea­lidade. “Já houve tentativa de reduzir o orçamento da Câmara de Vereadores e eu me posicionei favo­rável em manter, porque aqui funciona como uma espécie de poupança para o Executivo. No final de cada ano, diante de uma boa gestão econômica, te­mos conseguido devolver o que não foi preciso utilizar e ficamos satisfeitos em finalizar 2019 conseguindo contribuir com o trabalho realizado pelo governo”, afirmou.

Em contato com o prefeito Zé Antônio, o gestor disse considerar extremamente importante a união dos poderes em prol do funcionalismo público. “Estamos fazendo todos os esforços necessários para realizar o pagamento do 13º salário até o final do ano. O pagamento da primeira parcela só será possível graças ao repasse anteci­pado por parte da Câmara de Vereadores – equivalente a 30% do valor da parcela – e ainda das alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que vieram acima do esperado”, afirmou.

O pagamento da pri­meira parcela será efetuado nesta sexta-feira (20). Ao todo, 724 servidores, entre ativos e inativos, receberão a gratificação. Ainda se­gundo informado pelo pre­feito, até o momento não há toda a quantia para quitar o benefício, mas espera-se completar o montante até o dia 30 de dezembro ou na primeira semana de janeiro.

Comentários do Facebook