CORONAVÍRUS

Mortes e novos casos positivos de Covid-19 deixam região em alerta

Vila Vicentina, em Bagé, foi um dos locais que passou por desinfecção Foto: Tamile Padilha/Especial TP

O pequeno município de Hulha Negra, com pouco mais de seis mil habitantes, registrou nesta quinta-feira (26), a segunda morte por Covid-19 – do­ença causada pelo novo coronaví­rus. De acordo com a Secretaria de Saúde, a mulher consultou na sexta-feira (20) em Bagé, no dia seguinte foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no domingo internou na Santa Casa de Caridade, quando foi realizada a coleta de material para ser submetido ao exame laboratorial capaz de detectar o vírus. O resultado positivo para coronavírus saiu após o óbito. Não foi possível identificar a linha de contágio, ou seja, não se sabe quando, nem como ou por quem a mulher foi infectada. Contatos e familiares estão em isolamento, aguardando resultado de exames.

Outro município que registrou mortes nesta semana foi Bagé, contabilizando desde o início da pandemia, 23 óbitos em decorrência da doença. A situação da Rainha da Fronteira, segundo consta no último boletim epidemiológico divulgado até o fechamento desta edição, era de 272 pessoas com o vírus ativo em isolamento domiciliar e 13 inter­nadas na Santa Casa de Caridade de Bagé. Ainda, o número de casos suspeitos, de pessoas que estão aguardando resultado de exame laboratorial, chegava a 506 no município.

Na última terça-feira (24), diferentes pontos da cidade receberam desinfecção, em uma ação em parceria das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e In­fraestrutura e Desenvolvimento Urbano. A Vila Vicentina também passou por desinfecção depois que nove idosas e sete funcionários se contaminaram com o vírus. Além disso, dois funcionários também ficaram responsáveis pela saniti­zação da parte interna do lar. pelo menos sete idosas já receberam alta hospitalar e são consideradas recuperadas da doença.

PEDRAS ALTAS A situação da Cidade do Castelo, uma das últi­mas do Estado a registrar casos de Covid-19, também tem deixado as autoridades em alerta. Até a última atualização, eram três casos ativos da doença, 54 casos considerados suspeitos, que aguardavam re­sultado de exame, e duas pessoas estavam sendo monitoradas por terem apresentado sintomas gri­pais. A Prefeitura de Pedras Altas, através da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota preocupada com o aumento de casos. A soli­citação é para que a população se mantenha consciente da importân­cia de manter os protocolos como uso obrigatório de máscara para cobrir a boca e o nariz, bem como o distanciamento social.

PINHEIRO MACHADO Até a última atualização, a Terra da Ovelha contava com sete casos ativos de Covid-19 – seis se recu­perando em isolamento domiciliar e um em internação hospitalar. Depois de chegar a zerar casos ativos, suspeitos e em acompa­nhamento, a Vigilância em Saúde aguardava resultado de seis casos considerados suspeitos e monito­rava 33 pessoas notificadas por síndrome gripal e contato com casos confirmados da doença. Recentemente, a Prefeitura de Pinheiro Machado lançou uma campanha de conscientização e tem realizado entrega de panfletos com orientações para que a popu­lação colabore e utilize os espaços públicos com responsabilidade – evitando aglomerações e fazendo uso de máscara de proteção.

CANDIOTA Na Capital Nacio­nal do Carvão, até a divulgação do último boletim epidemio­lógico, nove pessoas estavam com o vírus ativo e se recupera­vam em isolamento domiciliar. Além disso, 75 pesso­as estavam sendo monitoradas por terem apresentado síndrome gripal e 62 integravam a lista de suspeitos de contaminação pela Covid-19, aguardando resultado de exame laboratorial.

Comentários do Facebook