SETEMBRO AMARELO

Região realiza campanha no mês de prevenção ao suicídio

Municípios estão realizando encontros com a população para tratar do tema

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são os responsáveis pela Campanha do Setembro Amarelo.

O lema deste ano é “A vida é a melhor escolha!”, e o objetivo da campanha é durante o mês de setembro, aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Para isso, os municípios da região já estão colocando em prática diversas ações que estão sendo desenvolvidas com este intuito.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios.

Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades, por isso a importância de debater sobre o assunto de forma abrangente e acolhedora.

Pedras Altas está realizando encontros pelo interior do município Foto: Divulgação TP

PEDRAS ALTAS – No município já estão acontecendo palestras alusivas ao tema, que estão sendo ministradas pelo psicólogo e servidor municipal Márcio Luis da Silveira. A primeira ocorreu no dia 6 de setembro, no interior do município, nas localidades de Lagões e São Diogo, seguido pelo dia 13 no Regina e Lago Azul e 15 no Arroio Mau e Bom Viver. Também há programações para o dia 22, na sede do município e 27, no Glória.

A Secretaria de Saúde também está divulgando em sua campanha os locais para as pessoas buscarem ajuda, como o Centro de Atenção Psicossocial da cidade (CAPS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Valorização à Vida (CVV) que possui atendimento gratuito por meio do telefone 188.

Em Pinheiro Machado as ações desenvolvidas pelo CAPS se concentraram no dia 15 de setembro Foto: Divulgação TP

PINHEIRO MACHADO – No município, a campanha está sendo organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As atividades se concentraram no dia 15 de setembro e foram realizadas no próprio prédio do Centro. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Caps, Melissa Recalde, as atividades foram abertas ao público.

As atividades iniciaram pela manhã com músicas e danças, e também foi apresentado um vídeo sobre a campanha. Durante a tarde, houve uma dinâmica com a assistente social Elenise Silva e a psicóloga Marilda Freitas, além de uma palestra sobre suicídio com a psicóloga Márcia Teixeira e o psicólogo Diego Gantes. A atividade foi concluída com uma roda de conversa e informações sobre a importância do uso correto das medicações, com a enfermeira Melissa Recalde e com a técnica em enfermagem Fabiana Goulart.

CANDIOTA – A campanha iniciou nas redes sociais no dia 1º de setembro com o tema “A saúde pós-pandemia”. Para o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, a pandemia e o isolamento social foram agravantes para a saúde mental. “Esse é o foco da nossa campanha, como está a saúde mental da população após o auge da crise sanitária”, disse Bibi.

Além disso, a Secretaria também estará focada em atuar nas empresas do município, realizando palestras voltadas para o assunto.

Confira a programação: 21/9 – palestra na empresa Stahl – Seival Sul Mineração (SSM) – psicóloga Carla Aguzzi; 22/9 – palestra na Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – psicóloga Carla Aguzzi; 26/9 – Encontro de Educação Permanente em Saúde; 30/9 – Live com os psicólogos do município – encerramento.

Hulha Negra decorou o CRAS com a temática para chamar atenção para o assunto Foto: Divulgação TP

HULHA NEGRA – Durante o mês de setembro, a Secretaria de Assistência Social de Hulha Negra está coordenando os trabalhos. De acordo com a secretária da pasta, Elisete Brasil, a Maninha, alguns espaços foram decorados de forma temática para chamar atenção sobre o assunto. “Até porque já ocorreu várias mortes no município e estamos com vários casos de depressão, então estamos realizando esses encontros e fazendo um bate-papo com nossos usuários”, informou a secretária.

A Secretaria já realiza encontros de forma contínua todas terças e quintas-feiras nos assentamentos, e toda sexta-feira na sede com o grupo “Mulheres Construindo Cidadania”, no entanto, em setembro o foco dos encontros é a prevenção ao suicídio.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook