EDUCAÇÃO

Municípios da região adotam sistema de aulas à distância

OFERECIMENTO:

Antes mesmo das perspectivas de anúncio, por parte do go­vernador Eduardo Leite, de que as aulas não seriam retomadas na próxima segunda-feira (4), ainda em razão da prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), já havia movimentação por parte das Prefeituras na região. Com o objetivo comum de amenizar os efeitos causados pela suspensão das aulas e evitar a perda do ano letivo, os municípios já estão retomando as atividades, porém de forma programada e à distância.

PINHEIRO MACHADO Come­çou nesta quarta-feira (29) o método de aulas programadas à distância aos alunos da rede pública municipal de Pinheiro Machado. O anúncio foi feito na noite do dia 28, pelo vice­-prefeito e secretário de Educação, Jackson Cabral, que ao TP ressaltou que a medida foi adotada para que o ano letivo não seja perdido no município. “Já vínhamos realizando atividades programadas com alunos cujos pais haviam nos solicitado, mas sem validade. A partir de agora, todos os alunos serão atendidos e as atividades contabilizadas na carga horária para ser validada junto ao Ministério da Educação de acordo com o cumprimento da carga ho­rária mínima exigida”, explicou o secretário.

Questionado de que forma ocorrerão as aulas à distância, o gestor explicou que as atividades serão enviadas pelos professores aos alunos por meio eletrônico ou impresso. “Os professores enviarão as atividades pelo meio eletrônico mais acessível ao aluno. Pelo que já identificamos, a maioria será através de grupos no WhatsApp. Já cerca de 10% de alunos que não tem acesso à internet, receberão as atividades impressas para o período de 15 dias através do transporte escolar que passará na casa de cada estudante para deixar o material. Esse mesmo transporte irá recolher as atividades realizadas por esses alunos ao final do período”, explica Jackson Cabral.

O gestor também falou sobre a importância de um Conselho Municipal de Educação atuante, que possibilita autonomia para a Secretaria de Educação e pediu o auxílio dos familiares no processo de aulas programadas à distância. “É importante a atenção e dedicação dos pais, assim como da família nesse processo junto aos filhos, incentivando e apoiando as crianças na execução das atividades para que possamos diminuir os prejuízos do ano educacional de 2020. Nossos professores encaminharão atividades em continuidade com os estudos propostos pelo Mec para serem es­tudados em casa. É preciso que haja união de todos, inclusive estamos à disposição enquanto gestores e Secretaria de Educação para sanar qualquer dúvida”, pediu.

CANDIOTA Na Capital do Carvão as aulas irão retornar, também no formato programado, a partir da próxima segunda-feira (4). No dia 17 de abril o Conselho Municipal de Educação abriu uma proposta de parecer sobre a reorganização dos calendários escolares, com consulta pública até o dia 23 de abril, mas já indicando várias possibilidades de atividades pedagógicas não presenciais. No dia 24, a Secretaria de Educação esteve reunida com gestores, supervisores e representantes das escolas e apresentou um Plano de Ação para a retomada das atividades acadêmicas, através do desenvolvimento de Projetos Integradores. O plano leva em conta temas relevantes para o momento, o qual teve contribuições significativas e, de forma unânime, foi aprovado pelas direções.

Conforme explica o atual coordenador de Educação, Valmir Cougo, todas as escolas retornarão suas atividades com trabalho inter-no, através de escala dos servidores e com realização de planejamento de aula que será encaminhada aos alunos. Na zona rural, o transporte escolar irá semanalmente levar as atividades até a residência dos alunos, “da mesma forma, quando leva, ele já traz as atividades que foram desenvolvidas”. Já na zona urbana, as atividades serão entregues aos alunos na própria escola, através de dia e hora marcada, evitando assim aglomeração. “E também, semanalmente ao retirar suas atividades, já se devolve as que foram desenvolvidas”, explicou.

De acordo com o coordenador Pedagógico do município, José Ricardo Portella, essa foi a melhor alternativa encontrada em conjunto com as diretorias pelo fato de nem todos os alunos possuírem acesso á internet. Quanto a Educação Infantil, de acordo com a professora Fernanda Vestfahl, não há a possibilidade de se enviar atividades à distância, devido a idade das crianças, então será encaminhado um documento aos pais, com orientações de rotinas e atividades que poderão realizar em casa com seus filhos neste momento de isolamento social.

PEDRAS ALTAS Em entrevista ao TP, a secretária de Educação, Cilene Tardiz, disse que inicialmente houve a tentativa de envio de material programado via internet aos alunos, mas que em razão de alguns não possuírem acesso, o sistema foi alterado. Conforme Cilene, a partir do dia 5 de maio, os cerca de 300 alunos da rede irão receber apostilas com conteúdos elaborados pelos professores. “Estamos imprimindo na secretaria para entregar pessoal-mente aos alunos. Haverá controle de entrega e serão recolhidas após 30 dias para correção, oportunidade em que novas apostilas serão entregues. O material vai ser entregue tanto na sede como no interior, com acompanhamento da coordenadoria pedagógica. Essa foi a forma de abrangermos todos os alunos”, explicou a gestora.

HULHA NEGRA O prefeito Renato Machado disse estar acompanhando a evolução do Estado e região. Ele frisou, porém, que um retorno no formato programado e à distância, não está descartado e que o município também deverá adotar o mesmo formato da região. “Estamos acompanhando a região e o estado. Temos quase mil alunos nas nossas redes, que transportamos para todos os lados, em situações normais já é uma dificuldade, em outras medidas de redução de passageiros e bancos usados seria inviável. Com isso, também vamos adotar aulas à distância, passar o material para os alunos acompanharem através de casa. Já temos municípios fazendo, Estado orientou a fazer e acredito que vem para dar certo”, afirmou o prefeito.

BAGÉ O município foi o primeiro da região a anunciar o retorno das aulas à distância. Conforme anunciado pelo prefeito Divaldo Lara, as atividades escolares são produzidas pela Secretaria Municipal de Educação e chegam até os alunos através do canal aberto 18.3 da TV Câmara. As aulas são exibidas nas terças e sextas-feiras, às 10h com reprise às 15h.

Comentários do Facebook