ESTADO

Municípios da região continuam com a mesma classificação na 16ª rodada do Distanciamento

Na 16ª semana do modelo de Distanciamento Controlado, o governo do Estado acatou apenas um pedido de reconsideração, mantendo 12 regiões sob bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto. Dessas, nove aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos alternativos aos determinados pelo Estado para cada bandeira.

A divulgação das bandeiras definitivas, vigentes a partir da 0h desta terça (25) até as 23h59 da próxima segunda-feira (31), foi feita nesta segunda-feira (24) pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais.

“Nove das 21 regiões já estão em sistema de cogestão do Estado com prefeitos e recebemos pedido de mais uma. Não é liberação para se fazer o que quiser. Importante salientar que o engajamento de cada um de nós segue sendo um dos principais antídotos para evitar a expansão da Covid-19. Observamos episódios recentes de aglomerações e empreendimentos que não estão respeitando os protocolos, sejam do Estado ou os regionais. O governo busca fazer a sua parte para garantir atendimento a todos, ampliando estruturas de saúde no hospitais e municípios, mas precisa contar com a colaboração da sociedade. Para que não sejam necessárias medidas mais restritivas, é fundamental que a população continue ajudando”, destacou o governador.

Nas regiões de cobertura do TP impresso, a classificação continua a mesma das últimas semanas. Municípios de Bagé, Candiota e Hulha Negra estão na bandeira laranja (risco médio) e Pedras Altas e Pinheiro Machado na bandeira vermelha (risco alto). A região de Pelotas, a qual pertencem os dois últimos citados, adotou o modelo de cogestão e elaborou protocolos distintos ao do Estado, mas com sua autorização. Nesse modelo, são elaborados planos estruturados próprios, aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos da região Covid, avalizados por equipe técnica e encaminhados para o Gabinete de Crise, exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano.

O mapa definitivo, os protocolos determinados pelo Estado e os planos regionais aprovados podem ser acessados em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Comentários do Facebook