RURAL

Municípios realizam seleção para contemplar produtores com cisternas

Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado foram contemplados com o programa estadual Irriga+RS/Cisternas e cada município estabeleceu um prazo pra realizar as inscrições dos produtores

Cada município contemplará três produtores e terá cinco suplentes Foto: Foto ilustrativa

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (Seapdr) divulgou na última segunda-feira (24), o manual que contempla as diretrizes de programa do governo referente ao eixo estratégico Irriga+RS/Cisternas.

Na região de cobertura do Tribuna do Pampa, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado foram contemplados. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, os municípios interessados em formalizar convênios com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais deverão realizar até 4 de novembro, a divulgação e seleção de, no mínimo, três beneficiários titulares e cinco suplentes, por meio do Conselho de Agricultura local.

A exigência para selecionar os beneficiários do projeto é que sejam pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas.

Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.

De acordo com o manual, serão priorizados produtores que residem em municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, ainda que expirado o prazo do respectivo ato de homologação. Dentre os municípios com decretos homologados, terão prioridade os com menor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A Secretaria da Agricultura divulgou também que o processo será feito em parceria com a Emater/RS-Ascar que será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.

CANDIOTA – No município de Candiota, as inscrições acontecem até o dia 3 de novembro, na Secretaria de Agropecuária. O técnico em agropecuária, André Urdangarin Borba, salientou que as cisternas serão importantes para a manutenção de sistemas produtivos em momentos de estiagem. “Acho interessante o sistema que foi proposto que usa geomembranas, algo não tão usual na região, mas que pode vir a favorecer em períodos críticos”, mencionou.

HULHA NEGRA – No município, os produtores também poderão se inscrever até o dia 3 de novembro na Secretaria de Agropecuária ou na Emater. Em divulgação feita pelo município, salientaram que agricultores que já foram contemplados nos últimos dois anos, através de programas do Estado, não podem se inscrever.

Para a secretária de Agropecuária de Hulha Negra, Janice Silveira, esse projeto é de grande importância para o município. “Temos um agravamento histórico com o abastecimento de água, então esse projeto vai beneficiar o pequeno produtor para fazer esse armazenamento de água através dessas cisternas, suprindo parte desse problema histórico”, falou.

PINHEIRO MACHADO – Na Terra da Ovelha, o prazo é para as inscrições é mais restrito, os produtores rurais interessados em se inscrever no programa devem efetuar de forma emergencial suas inscrições até segunda-feira, 31, na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente ou na Emater.

Para o prefeito em exercício, que também é secretário de Agropecuária e Meio Ambiente e coordenador municipal da Defesa Civil, Rogério Gomes de Moura, esse é o resultado de um intenso trabalho da administração. “Trabalhamos muito para que nosso decreto de emergência fosse homologado e reconhecido e conseguimos. Assim Pinheiro Machado está apto a receber recursos, estes que beneficiam diretamente nossa população”, destaca Rogério.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com cada Secretaria de Agropecuária do respectivo município.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook