O tempo instável não impediu que a comunidade da João Emílio, em Candiota, tivesse inaugurado um antigo sonho: uma praça.
Com 22 anos, sendo que o município tem 27, Amanda da Silveira Cunha participou da inauguração e no momento que foi abordada pelo TP, estava embalando as filhas Ana Beatriz, de 4 anos, e Kauany, de 2, num dos brinquedos. “Quando eu era criança não tive a oportunidade de brincar numa praça aqui no bairro. Mas agora as minhas podem”, disse ela, que nasceu e se criou na comunidade. “Para mim é uma satisfação muito grande participar deste ato e ver minhas filhas felizes e tendo a chance que não tive”, afirmou, resumindo uma espécie de sentimento de toda a comunidade.
O prefeito Adriano dos Santos estava com uma expressão de dever cumprido. Ele lembrou que num comício no bairro, durante a campanha eleitoral,
ele havia prometido recuperar os trechos críticos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) e construir uma praça na localidade. “Para reforçar minhas promessas, que já cumpri, a população ainda expressou esse desejo quando definiu estas duas prioridades durante o Programa de Gestão Participativa (PGP), o que dá ainda mais importância ao que foi realizado”, assinalou.
INAUGURAÇÃO – Com a presença de centenas de pessoas, na tarde deste domingo (25), foi inaugurada a praça Renan Vilagran. A obra foi escolhida por meio do PGP, em que a comunidade elegeu a praça como prioridade de investimento o bairro.
As atividades iniciaram cedo da tarde com brinquedos e atividades para as crianças, além de mateada. A auxiliar administrativo da Escola Neli Betemps, e moradora do local há 28 anos, Marilei Pires Machado, diz que a praça ficou linda, e que ficou feliz em poder ver as crianças brincando. “No bairro faltava um local para eventos e agora os moradores possuem. A homenagem foi muito merecida, pois o Renan Vilagran apesar de tudo que passou, estava sempre com o sorriso no rosto, foi um lutador”, afirmou.
Durante o ato oficial de inauguração da praça, os delegados do Gestão Participativa, Ailton Rodrigues e Susi Mendes falaram sobre o processo até a concretização da praça. “Nós sempre reivindicamos a praça e nunca fomos atendidos até o Governo atual, quero parabenizar a atual gestão por ouvir a comunidade e executar nossos pedidos”, afirmou o delegado Rodrigues.
Logo após o descerramento da placa, o público presente pôde prestigiar a apresentação da banda marcial da Escola Neli Betemps. A diretora da escola, Ana Jovelina Hernandes, destacou que os alunos já vêm utilizando o espaço para atividades esportivas, como a quadra de areia, o caminhódromo e os aparelhos de ginástica durante as aulas de Educação Física, e que à tarde, as turmas dos anos iniciais utilizam como recreação para piqueniques e mateadas. “A praça foi muito bem-vinda para a nossa comunidade escolar”, afirmou.
Para encerrar a inauguração, a animação ficou por conta da banda de pagode Fechamento. Também estiveram presentes no evento Secretários, vereadores, equipe do PGP, autoridades locais e comunidade local.
HOMENAGEM – Além disso, a mãe do homenageado Renan Vilagran, que faleceu precocemente, lutando contra um câncer, Ivanir Sigalis Souza Vilagran, participou do ato. Muito emocionada, ela agradeceu a todos que ajudaram a eleger o nome do Renan para que fosse o nome da praça. A escolha foi feita por meio de uma enquete, na página oficial da Prefeitura no Facebook.
O prefeito Adriano se referiu a Renan: “Tenho certeza que hoje e sempre, ele estará abençoando esse lugar que é de conquista, luta e felicidade”, falou.
A OBRA – A praça teve duas etapas de execução, sendo a primeira etapa no valor de R$ 113.929,07, com a colocação da tela, terraplanagem e execução dos banheiros e por fim, a segunda etapa no valor de R$ 92.975,29, com a construção da quadra de areia, preparação da base de concreto para o playground. A obra foi executada da Prefeitura, em parceria com a UTE Pampa Sul, que doou os brinquedos do playground.