
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Conquistadora esteve visitando as Paróquias que compõem a Diocese de Bagé. Foto: Divulgação TP
O fim do mês de maio e o início deste mês de junho foi de devoção e agradecimentos pelas graças alcançadas para as comunidades de Hulha Negra e Candiota. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Conquistadora esteve visitando as Paróquias que compõem a Diocese de Bagé. As visitas iniciaram no início do mês de maio com o tema “Com Maria, no caminho da Missão” e tiveram por objetivos, chamar seus devotos e devotas a caminhar junto da Mãe, aquela que atende, ouve, cuida, converte, restaura e abençoa todas as pessoas pela Santíssima Trindade (Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo).
No dia 25 de maio, a Conquistadora chegou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Candiota, iniciando sua visita na Comunidade Santa Bárbara, seguindo no dia 26 para a Comunidade Imaculada Conceição onde foi celebrada uma missa. Cada dia um grupo da comunidade, entre eles catequese, ministros da eucaristia, conselho da comunidade, terço das mulheres, se reuniu para um terço à mãe Conquistadora. Por ser o mês das Mães e de Nossa Senhora, foi um momento de rezar e celebrar a devoção à Mãe do salvador e Nosso Senhor Jesus Cristo, pedir a proteção, saúde e perseverança na fé.

Missa em homenagem a Conquistadora reuniu católicos na paróquia São José Foto: Divulgação TP
HULHA NEGRA – No dia 1º de junho, a Imagem Peregrina chegou a Hulha Negra, contando com a presença de vários fiéis e devotos que foram agradecer por graças alcançadas e também pedir a sua bênção. Na ocasião, uma procissão motorizada percorreu a avenida Getúlio Vargas e logo após, ocorreu a Santa Missa. Nos dia 2 e 3 de junho, esteve na Comunidade Cristo Rei, na Trigolandia e nos dias 4, 5 e 6, a Comunidade São José se reuniu para rezar o terço. No dia 6. A comunidade recebeu os alunos da Escola Dalva Conceição Medeiros para partilhar a história de Nossa Senhora Conquistadora, no dia 7, na Comunidade São Pedro, e no dia 8, seguiu sua peregrinação para a cidade de Lavras do Sul.
Nossa Senhora Conquistadora, em sua história, percorreu muitos territórios convertendo e conquistando o coração dos indígenas, onde a partir disso, surgiu seu nome. Em Bagé, foi escolhida como Padroeira do Santuário Diocesano porque foi a primeira de todos os santos e santas a passar pelo local, estando primeiramente na capela de Santo André dos Guenoas, nos limites de Dom Pedrito, e no sítio ocasional de Sepé Tiarajú, perto do forte de Santa Tecla. Estando em sua 45ª Romaria, esta vem sendo referência de manifestações de fé e dos prodígios de Deus em favor do seu povo.
Para o dia 29 de setembro, em Bagé, está programada uma caminhada com a Virgem Maria Conquistadora em sua 45ª Romaria Diocesana.

Procissão motorizada saiu da entrada de Hulha Negra e percorreu algumas ruas da cidade Foto: Divulgação TP
Colaboração: Angelo Alvarez Rodrigues e frei Cesar