O bafômetro adquirido pela PRF começou a ser utilizado neste feriado de Corpus Christi, em Pelotas. O novo etilômetro tem a modadalidade de teste passivo, no qual o condutor não precisa encostar a boca no aparelho, o equipamento consegue detectar a presença de áálcool apenas na fala do condutor.
Caso detectado esta presença de álcool o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro na forma ativa que é a tradicional, com o bocal.
O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem,dando agilidade e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool.
Um teste com um bafômetro tradicional demora, em média, um minuto para ser concluído, enquanto com o etilômetro passivo é de cinco segundos. Além disso, o novo equipamento irá gerar uma economia aos cofres públicos tendo em vista que nos bafometros tradicionais cada bocal custa em média R$ 1,50.
Quem for flagrado sob efeito de álcool recebe uma multa dois mil novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos, além de perder sete pontos e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
O motorista que apresentar um teor alcoólico acima de 0,34 mg/L, índice considerado como crime de trânsito, é conduzido para a delegacia de Polícia Civil.