ESPECIAL 30 ANOS CANDIOTA

“O maior potencial do nosso município são as pessoas”, manifesta Adriano dos Santos

Adriano dos Santos governou de 2017 a 2020 Foto: Arquivo TP

O ex-prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, 47 anos, com mandato de 2017 a 2020 iniciou a entrevista com o TP afirmando que nesses 30 anos de história, Candiota tem muito a comemorar. Ele, desde já, parabeniza os homens e mulheres que fizeram esta história. “Quero parabenizar os homens e mulheres que a cada dia dão o seu suor para que nosso município cresça cada vez mais. Eu e Gil Deison que foi nosso vice-prefeito, conhecemos Candiota, muito, nas suas origens. Hoje, Candiota é referência em desenvolvimento, geração de emprego e renda. Ainda temos muito para crescer, inovar e explorar de nossas potencialidades”, disse Adriano, destacando ainda mais as pessoas. “O maior potencial de nosso município são as pessoas, são lutadores natos”.

Com relação a evolução durante os 30 anos, o ex-prefeito cita pontos como o carvão mineral e setor agropecuário. “Com a exploração do carvão mineral começaram a se instalar operários e suas famílias em residenciais montados para construção de usinas e mina de carvão. Isso se fortaleceu com a chegada dos assentamentos da reforma agrária, povoando ainda mais nosso município. São vários núcleos habitacionais e um interior vasto em riqueza e capacidade de produção. Ainda hoje somos atrativos para investimentos na produção de uvas, vinhos finos, os olivais”, destacou.

Questionado pelo jornal acerca do que Adriano acredita ter deixado de fazer enquanto prefeito, ele relembra dificuldades. “Nós gostaríamos de ter feito, muitas outras coisas, pois nosso município e nossa população merecem, mas estamos contentes com os trabalhos realizados. Na realidade, um gestor sempre quer mais pelo seu município, mas nem sempre é possível. Como todos sabem durante os quatro anos de mandato se enfrentou muitas dificuldades, entre elas a Pandemia de Covid-19, período em que Candiota perdeu mais de R$ 17 milhões de receita”.

Já no que se refere a projetos se fosse prefeito atualmente, o ex-gestor disse que daria continuidade e ampliaria os programas e projetos implantados durante seu governo. “Continuaríamos a pavimentação da MAC e de nossas comunidades, continuaríamos investindo para modernizar o sistema de água e qualificar o departamento de água e esgoto; manteríamos as estradas do interior em condições de trafegabilidade para dar segurança no escoamento da produção, os projetos de agricultura familiar, agroindústria e fortalecimento da bacia leiteira; a sala do empreendedor, a gestão participativa, ampliação e qualificação ainda maior do atendimento da saúde, mantendo Candiota como referência em saúde regional”, exemplificou.
Ele ressaltou que com todas as todas as dificuldades enfrentadas, o governo se reorganizou e demonstrou ser possível fazer mais com menos.

“Implantamos a Gestão Participativa, onde foi possível entender as necessidades da sociedade. Se estivesse prefeito hoje, governaria mais próximo ainda da população, abrindo ainda mais o Gabinete para a comunidade, sem medo das críticas e enfrentando as dificuldades de cabeça erguida, sem buscar culpados, mas mostrando que nosso povo tem força e tem capacidade de superar juntos as dificuldades. Precisamos modernizar o município, tornar referência na região em tudo, temos capacidade para isso, e temos pessoas para isso também”.

BENFEITORIAS – Com relação as principais ações feitas durante os quatro anos de governo, Adriano dos Santos recorda terem sido muitas. Ele, porém, citou algumas como forma de registro.

Na administração, “alcançamos o equilíbrio das contas públicas, redução da dívida previdenciária com a União, modernização do sistema tributário, valorização do funcionalismo, contas aprovadas de forma monocrática pelo Tribunal de Contas, selo de regularidade no pagamento de precatório, e fechar o mandato com as contas em dia e recursos em caixa”.

Na área de educação, o ex-prefeito citou aquisição de uniformes escolares, novo prédio da Educação, dois novos ônibus escolares e reforma da frota, mais de 250 mil investidos em projetos na área de educação; duas quadras cobertas.

O ex-prefeito relatou que a Secretaria de Agropecuária passou de um orçamento de 1.2% para 3.6%. “Foram horas de açudagem, triplicamos a produção da bacia leiteira em três anos, conclusão da Central de Distribuição de Alimentos, Casa do Mel, padaria do Santa Fé, sala de filetagem, abatedouro de frango, construção de 180 cisternas, patrulhas agrícolas distribuídas nas comunidades, realização de mais de 80% de acesso as propriedades e resfriadores”.

Na área de Assistência e Inclusão Social, Adriano citou a qualificação de mais de 400 alunos, reforma da Casa da Criança e criação da Casa do Artesão, além da distribuição de mais de 150 lotes urbanos a comunidade e mais de 60 lotes comerciais para fomentar o empreendedorismo.

Na Secretaria de Obras, construção de praças na João Emilio, São Simão e Morada do Sol, além de revitalização das praças da Vila Operaria e Seival; limpeza urbana qualificada e por localidade, iluminação pública com a conquista do projeto Reluz. Melhorias no saneamento básico duas Estações de Tratamento de Água, 10 km rede adutora para o interior do município, mais de R$ 4 milhões em pavimentação nas comunidades, recuperação de mais de 10 pontes, do parque de máquinas recuperado e renovação de equipamentos. O ex-gestor ainda citou a recuperação de 100% das estradas do interior e revitalização dos centros comunitários Santa Lucia e Aparecida.

Quanto a Saúde, o ex-prefeito relatou a construção de dois novos postos de saúde, aquisição de equipamentos, Raio X, veículos novos para a saúde e intensificação de consultas e especialistas em diversas áreas.

Quanto ao Turismo e Cultura, Adriano relembra a realização do Canto Moleque nas Escolas, Semana Farroupilha com encenação da Batalha do Seival no Marco do Seival e acendimento da Chama Farroupilha para a 18ª Região Tradicionalista, o Colônia em Festa, Carnaval Fora de Época, revitalização do ginásio municipal com realização do Citadino, revitalização do Campo Tarumã inaugurado com a representação da dupla Grenal e revitalização da Prainha de Candiota. “Buscar o resgate da identidade e auto estima do candiotense foi um marco de nossa, gestão. Restabelecemos as finanças públicas gerando um poder de investimento próprio, que nos possibilitou enfrentar as crises políticas, econômicas e pandêmica do país com efetividade e resultado”, concluiu Adriano dos Santos.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook