O que comprar?

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

*Marco Antônio Ballejo Canto

Thiago Godoy, es­pecialista em psicologia do dinheiro e bem-estar financeiro abordou o tema em artigo publicado no si­te www.infomoney.com.br.

“Você precisa de uma certa quantidade de di­nheiro para ser feliz”. Essa frase foi dita pela Diretora do Centro de Letramento Financeiro nos EUA, Dra. Annamaria Lusardi, referên­cia internacional em edu­cação financeira, abordando os principais aspectos e a real importância de alfabeti­zarmos as pessoas para lidarem com o dinheiro. A frase da Lusardi tem embasamento científico. As pesquisas mais importantes identificam que a felicidade aumenta significativamente à medida que a renda cresce até um patamar por volta de setenta e cinco mil dólares por ano. A partir desse valor, a correlação entre renda e felicidade parece diminuir bastante.

O artigo ressalta quatro maneiras de usar seu di­nheiro que comprovadamente te deixam mais feliz:

  1. Compre segurança financeira

É necessário um certo valor para se sentir financei­ramente seguro. Ter dinheiro suficiente significa não ter ansiedade ao fazer compras no supermercado, sair para comer ou pagar seu aluguel. Uma renda média mais alta traz felicidade não pela possibilidade de comprar o que você quer, mas sim pela redução do medo de não ter dinheiro para comprar o básico.

  1. Compre experiências

Depois do básico, a diferença que o dinheiro pode fazer é a de comprar experiências. Comprovadamente, gastar dinheiro em experiências proporcionará momen­tos de felicidade e memórias positivas para recordar. As experiências que você compra devem ser aquelas que você realmente gosta, não apenas coisas que a socie­dade valoriza.

  1. Compre altruísmo

Ajudar os outros também nos torna mais felizes. Compartilhar parte dos seus recursos com aqueles que precisam, ajuda não apenas os outros, mas você mesmo.

  1. Compre tempo

Uma maneira subestimada de gastar dinheiro é para economizar tempo. Não gostamos de muitas tarefas que fazemos ao longo do dia, lavar roupa, cozinhar, dirigir ou esperar em uma fila. Quando você tem mais dinheiro, pode contratar terceiros para fazer isso por você ou encontrar maneiras de automatizá-los com tecnologia.

E, afinal de contas, comprar os bens materiais não te fará feliz? Faz sim, mas em média, por pouco tempo. Embora elas sejam novas e emocionantes no início, estudos também mostram que elas acabam se norma­lizando e você se esquece de apreciar quando deixam de ser novidade.

Comentários do Facebook