*Por Marco Antônio Ballejo Canto
Um dos temas mais importantes a serem debatidos nestas eleições deve ser o “cuidado com a coisa pública”. O cuidado com o que foi feito e o cuidado com o que está sendo feito e com o que será feito.
Prédios públicos, veículos públicos, equipamentos públicos são de propriedade de todas as pessoas. Cabe às autoridades eleitas cuidarem dos bens públicos no mínimo como cuidam de seus bens pessoais. Alguém há de dizer que muitos não cuidam do que é seu e por isso se tornam políticos. Pode ser.
Se a autoridade não vai construir ou ampliar escolas, pelo menos que cuidem do que receberam. Faz muitos anos que não entro na Escola Municipal Monteiro Lobato em Hulha Negra, mas qualquer um que mora em Hulha Negra faz tempo sabe que já foi melhor cuidada. Faz tempo que a parte dos fundos da escola, onde havia campo de futebol 7, depois campo de areião, e quadra esportiva foi subtraída das crianças. Estava muito mal cuidada nas muitas vezes que vi nos últimos anos. O cuidado com o pátio do colégio já foi tão relevante que o responsável por cuidar hoje é vereador em Hulha Negra. Já a diretora atual e a secretária da educação nem concorrem a vereador porque nem chances teriam de ser eleitas.
Há prédios públicos em Hulha Negra que foram pintados pela última vez quando eu era prefeito e faz mais de 15 anos que encerrei meu último mandato.
Por outro lado é importante manter e na medida do possível aperfeiçoar o que foi feito recentemente, como o calçamento. Ainda que eu tenha restrições à qualidade do trabalho contratado e executado, é o maior projeto de pavimentação da região nos últimos quatro anos, proporcionalmente ao tamanho dos municípios. Como diria minha filha “melhor feito que perfeito”.
Os prédios públicos em municípios pequenos são fundamentais para dar o tom da esperança. Quando todos os prédios públicos são bem cuidados, todos cuidam de suas casas, até porque é vergonhoso o morador se dar conta de que o prefeito cuida melhor de todos os prédios públicos que o morador de sua casa, ainda que seja a única.
A esperança de dias melhores avança quando os moradores notam que com a melhoria nos prédios públicos e nas coisas públicas os seus imóveis passam a valer mais com melhoria nos seus patrimônios. Pagar IPTU não é problema quando as melhorias valorizam seus imóveis.
Trato de Hulha Negra porque é a minha base eleitoral, é onde fico quando vou na região, é onde vejo ainda que poucas vezes o que está acontecendo.
Mas cuidar da coisa pública não é só cuidar de prédios, é manter aberta a unidade de saúde com a maior equipe de atendimento possível, é não diminuir leitos de observação, é equipar a unidade de saúde para obter melhores diagnósticos.
É manter os eventos onde as pessoas se encontram e consolidam o sentimento comunitário e reforçam a alegria de receber visitantes porque temos coisas boas a oferecer. Manter os eventos tradicionais e proporcionar espaços para que as manifestações culturais cultivadas durante todo ano tenham espaços para se colocarem em evidência.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*