Economia

Uma das páginas da internet que eu leio seguidamente é “Uol Economia”. Sempre tem alguma coisa interessante por lá. Hoje a notícia mais relevante, e curiosa, é que a Embraer produzirá carros voadores. Embraer e a subsidiária Eve Air Mobility anunciaram esta semana a primeira fábrica de eVTOL, tipo de carro voador, no Brasil, na cidade de Taubaté (140 km de São Paulo). Quem tem muito dinheiro ainda vai ter um e os remediados poderão fazer um passeio caro em algum deles, como acontece atualmente quando alguém quer sobrevoar a Cristo Redentor, no Rio de janeiro, de helicóptero, com saída do morro na base do Corcovado. Curioso, fui pesquisar por quanto pretendem vender tal brinquedinho e a matéria não trata deste assunto, apenas que há 3 mil pedidos. Eu, que nunca andei e não pretendo andar de helicóptero, também não andarei em carro voador. Prefiro viver e viajar na planície, embora tenha andado muitas vezes de avião a trabalho e raríssimas vezes, não mais que três viagens, por opção, todas ao Rio de Janeiro, viagens curtas. Ninguém precisa ter receio de dizer que tem medo de andar de avião. Ande e verá que o único momento de alegria e descontração que acontecerá entre o início e o fim da viagem é quando o avião pousa e todos se sentem de volta a segurança em solo.

Os desenhos dos tais carros voadores que serão construídos me parecem exóticos e nada mais que uma evolução do helicóptero que ficará parecido com um drone.

Mudando de assunto, ir a Disney já foi notícia muitas vezes, seja por culpa de um ex-ministro que falou que “em certas épocas até as domésticas iam a Disney”, vai ver também por isso é ex-ministro, aquele que chamavam de “Posto Ipiranga” de um certo presidente, seja porque Ariano Suassuna nos fez dar boas risadas com a história da mulher que dizia como quem perguntava para todos ao seu redor: “Você já foi a Disney, naturalmente”.

No site Uol Economia uma notícia informa, ressaltando o dólar a R$ 4,80, com quanto é possível comprar um pacote de viagens para passar 10 dias na Disney, quatro pessoas, cerca de R$ 30 mil. Uns trocados para quem tem. Eu, que nunca fui e não pretendo ir, não precisarei gastar uma grana que eu nunca terei para esse fim. Porém, não há problema nenhum, se você tem e quer ir fique à vontade.

Finalmente, em junho o IPCA foi de inflação negativa e a taxa Selic está em 13,75%. Com o Banco Central “independente” aplicando política econômica do Fundo Monetário Internacional (FMI) não há como fazer a economia funcionar adequadamente. Está na hora dos deputados e senadores repensarem o que fizeram recentemente. Governo e Banco Central devem andar alinhados em objetivos comuns. Quando o Banco Central se torna antagonista do governo o fracasso da economia está decidido. Mas apenas o lado do governo foi eleito pelo povo.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook