O que debater 7

*Por Marco Antônio Ballejo Canto

Sigo de onde parei na semana passada quando tratei de educação e dos últimos dados estatísticos que tratam do desempenho do ensino regional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2021. Como estamos em 2024, estes dados podem estar um pouco defasados. Mas seguimos porque é o que temos.

As notas obtidas nos anos iniciais do ensino fundamental normalmente são mais altas que as notas nos anos finais. Resolvi dar uma olhada por escolas. Mas antes quero deixar bem claro que merece análise o fato de que nos anos iniciais as redes estaduais de ensino de Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Bagé e Lavras do Sul obtiveram notas superiores as melhores redes municipais da região, Hulha Negra e Aceguá. Só a rede estadual de ensino de Candiota ficou com nota inferior as melhores redes municipais da região. Não sei como explicar algo assim. As redes estaduais de ensino de Hulha Negra, Aceguá, Pinheiro Machado e Pedras Altas não foram avaliadas para os anos iniciais.

Como disse, resolvi dar uma olhada por escolas. As duas escolas avaliadas na rede municipal de Hulha Negra, Monteiro Lobato e Auta Gomes, tiveram respectivamente as notas 5,5 e 5,6. Com notas quase iguais uma tem turmas com muitos alunos e outra tem turmas com poucos alunos. Mas isto é outro assunto. O que impressiona é ver que das seis escolas estaduais avaliadas em Bagé, cinco apresentaram notas superiores as duas municipais de Hulha Negra avaliadas. Se olharmos as notas das escolas estaduais, seis de Bagé, três de Caçapava do Sul e cinco de Dom Pedrito, totalizando quatorze, as escolas estaduais que obtiveram notas maiores que as duas municipais de Hulha Negra foram 10. Empatando com Hulha Negra entre as redes municipais de ensino, Aceguá teve uma de suas duas escolas municipais avaliadas com nota 5,8. A rede municipal de ensino de Pinheiro Machado também empata nos anos iniciais com Hulha Negra e Aceguá, ao contrário do que escrevi na semana passada, todas com nota 5,5.

Não dá para achar que está tudo bem. Precisei olhar os municípios cujos nomes começam de ‘A’ a ‘C’ para achar cinco municípios onde as redes municipais de ensino obtiveram notas 7; são eles, Barão de Cotegipe, Brochier, Campina das Missões, Campo Bom e Cotiporã. Em Rolante, as cinco escolas municipais obtiveram notas 7,4; 7,3; 7,0; 6,2 e 6,2. E nem fiz pesquisa muito aprofundada, é possível que encontrasse dados mais relevantes. Num ligeirão, olhando os municípios cujos nomes começam de ‘A’ a ‘C’, encontrei três escolas públicas com notas 7,7 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Como esta coluna não tem o objetivo de fazer aprofundadas estatísticas, mas pontuar alguns temas para debate político neste ano de eleições municipais, me parece muito claro que há necessidade de ações objetivas e imediatas a serem adotadas pelos gestores municipais para que os nossos jovens venham a receber educação com mais qualidade e que esta se reflita nos dados estatísticos.

Com certeza não está faltando dinheiro para a área da Educação. Todas as escolas privadas da região gostariam de arrecadar por aluno o que alguns municípios da região investem por aluno, em especial Pedras Altas, Candiota e Hulha Negra.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook