O que debater 7

*Por Marco Antônio Ballejo Canto

Há muitas coisas a serem feitas em um município, mas nenhuma tão importante quanto cuidar da educação. Não são muitos os prefeitos que como eu podem dizer que implementou a pré-escola e o ensino fundamental completo na rede municipal de ensino da sede de um município, como fiz em Hulha Negra. E também o polo da Universidade Aberta do Brasil. Não foi possível implementar a escola em tempo integral. Mas fiz com apoio de muitos as etapas que estiveram ao meu alcance. A escola em tempo integral, um tema importante para debate.

Com a evolução da receita, que como tenho escrito aqui evoluiu em termos reais muito nos últimos quinze anos, implementar escolas em tempo integral deveria estar no centro dos debates, pelo menos em Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas. Pinheiro Machado acredito estar num processo de evolução onde a possibilidade de implementar escolas municipais de tempo integral é mais distante.

Hulha Negra tem receita e quantidade de professores suficientes para implementar pelo menos uma escola de tempo integral, a Escola Municipal Monteiro Lobato. Pedras Altas tem receita para implementar escolas de tempo integral e Candiota é um caso mais sério, considerando que até hoje nenhum prefeito da cidade se comprometeu com a educação na sede do município ao ponto de ali implantar uma escola municipal de ensino fundamental.

Quem lê esta coluna e lembra, sabe que eu sou favorável a municipalização do ensino fundamental. Porém, olhando os dados do último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica notamos algo difícil de compreender, o fato de que é frequente os dados do ensino fundamental estadual serem melhores que os dados do ensino fundamental municipal.

Dia desses, o prefeito de Hulha Negra me dizia que o município tem os melhores índices do IDEB na região entre as redes municipais de ensino. É verdade. Com nota 5,5 para os anos iniciais e 5,1 para os anos finais, no ano de 2021. Nos anos iniciais Hulha Negra empata com Aceguá e está melhor que Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Candiota; Pedras Altas não foi avaliado. Nos anos finais tem o melhor resultado, mas Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado não foram avaliados.

Porém, e aqui está o mais grave, nas séries iniciais as redes estaduais de ensino de Bagé (5,9), Caçapava do Sul (6,3), Dom Pedrito (6,4) e Lavras do Sul, (5,8) ficaram com notas superiores as notas das redes municipais de Hulha Negra e Aceguá (5,5), as melhores entre os municípios.

Nos anos finais do ensino fundamental a rede municipal de ensino de Hulha Negra empata com a rede estadual de ensino de Lavras do Sul (5,1), a melhor entre as redes estaduais avaliadas, que inclui Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Lavras do Sul. Os demais municípios não foram avaliados.

Continuarei neste tema na próxima semana.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook