O tempo

* Por Anibal Gomes Filho

Jamais ignore aquela pessoa humilde que todos os dias passa por você e te saúda com alegria e simpatia. Ela carrega consigo o tempero da vida vivida com sofrimento, dificuldade, luta, trabalho e leva ainda a experiência dessa vivência sofrida, da penúria de certos momentos, da alegria das conquistas mais singelas, da solidariedade ao próximo nas horas mais penosas e difíceis.
Não desconheço esse amigo que me acena, ele poderá ser meu amparo amanhã neste mundo em que o tempo nos empurra por vezes a lugares inimagináveis. Quero conviver ainda mais tempo com esse amigo que até ontem não pertencia a minha lista, aprender com ele da sua sabedoria e experiência, saber escutar, um dos grandes segredos e aprendizados desta vida.
Nunca desconheça o tempo. O feiticeiro que tudo faz e tudo apaga como dizia aquele meu saudoso amigo, é capaz de transformar as coisas, e ao transformá-las, também é capaz de mudar as pessoas. O tempo nos injeta verdadeiras mutações, o moderno passa a ser conservador e vice-versa. Ele nos faz entender a importância de sermos mais espírito e menos matéria. Mas esse mesmo tempo é verdadeiramente implacável a nos cobrar sem dó nem piedade. A idade nos transforma, a reflexão do passado mostra a necessidade de um presente melhor na projeção de um futuro mais pacífico e compreensível.
Para o capitalista, o tempo é dinheiro. Para o motorista da ambulância, a vida é que corre contra o tempo. Para os otimistas, só o tempo é capaz de transformar as velhas formas de viver. Aos pessimistas, o tempo anda muito rápido. Já para os poetas, o tempo é quem escreve o destino e a sina de cada indivíduo. Aos religiosos, o tempo representa um caminho para encontrar Deus.
Aos filósofos, o tempo se apresenta como uma abstração, mas, para os gênios, a diferença entre presente, passado e futuro, não passa de uma permanente ilusão.
Minhas reflexões me remetem a perguntar cá com meus botões: Qual o tamanho do impacto dessas mutações temporais? Que mundo é este? Que futuro nos espera?

“Hoje é o primeiro dia, o sonho já terminou. Quem ficou acordado viu, e quem dormiu sonhou. Hoje é o começo do novo, quem passou, passou. Vamos abrir os olhos e viver, vamos sonhar o sonho outra vez.” ZÉ RODRIX

Comentários do Facebook