ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável traz no seu objetivo dois lados de uma mesma moeda, igualmente desejados. De um a conservação da natureza e, de outro, o desenvolvimento econômico de uma sociedade.
Assim, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem por meta a construção de um caminho comum, onde o meio ambiente, a sociedade e a economia possam andar de mãos dadas, através do equilíbrio perfeito entre esses processos.
Forjados a partir da Agenda 2030, esse processo levou três anos para sua conclusão e evolveu diversas partes interessadas (governos nacionais, organizações multilaterais, universidades, sociedade civil e setor privado). O resultado é um compromisso global, que tem por diretrizes o alívio da pobreza, proteção ambiental, a busca por igualdade, paz e justiça.
Os ODS são compostos por 17 objetivos, abrangendo os desafios ambientais, sociais e econômicos, através de 169 metas e 231 indicadores, são eles: 1- Eliminara pobreza; 2- Fome zero; 3- Saúde; 4- Educação; 5- Igualdade de gênero; 6- Água potável; 7- Energia; 8- Trabalho; 9– Inovação; 10- Desigualdades; 11 – Comunidades sustentáveis; 12- Consumo responsáveis; 13- Mudança do clima; 14–Vida na Água; 15– Terra; 16 – Paz; 17–Parcerias.
Importante lembrar que os ODS não são exclusivos dos governos. O engajamento das empresas e de todas organizações, é de grande importância, uma vez que seu maior desafio é garantir um futuro que permita, aos menos privilegiados, saírem da pobreza sem condenar as gerações futuras a um ambiente ainda mais degradado que o atual.
Conheça com detalhes em: https://odsbrasil.gov.br/

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook