PROJETO CULTURAL

Oficinas de Hip Hop serão desenvolvidas em Candiota no próximo ano

No momento as inscrições estão abertas e as oficinas iniciam em março

O secretário de Cultura Dieguinho e o cargo em comissão da pasta, Miguel Cimirro, estiveram junto ao Taikiro (centro), na redação do jornal para divulgar o projeto Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Contemplado pelo edital do Fundo Estadual de Apoio à Cultura (FAC) das Artes de Espetáculo, o projeto “Não desista de sonhar” é de autoria do jovem rapper de Pinheiro Machado, Taikiro Pereira da Cunha, que é conhecido como “Taik”. A elaboração do projeto contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota e visa desenvolver oficinas de hip hop para jovens a partir dos 12 anos no município.

Em visita ao jornal Tribuna do Pampa, segundo Taik contou, a ideia é dar aulas de hip hop, dividindo a cultura em quatro elementos: Bboy, Dj, Grafite e MC. Conforme ele explica, o instrutor de Bboy será Maicon Freitas e dará aula de dança com base na cultura hip hop. Já o instrutor do elemento Dj, será Pedrinho Ximend’s, que ensinará discotecagem, instruindo como operar os aparelhos de som. No grafite, o instrutor será Guilherme Ges, que ensinará a manifestação artística através do desenho e da arte. “O aluno que fizer essa oficina estará apto a fazer grafitagem profissional seja no papel ou numa parede”, afirmou.

Por fim, o elemento de “MC”, será instruído pelo próprio Taik. Segundo ele, o MC nada mais é que um mestre de cerimônias. “É o cara que traz a narrativa do rap, da rima, não só necessariamente na parte da música, é algo muito amplo, uma pessoa que traz qualquer tipo de narrativa é um mestre de cerimônias”, explicou.

Para Taik, o projeto tem como objetivo, incentivar a arte para crianças e adolescentes e também adultos. “Queremos através da arte e cultura fazer a prevenção contra as drogas e depressão e através deste trabalho junto a psicólogos, será possível fazer um diagnóstico de jovens que possam ter algum problema psicológico e emocional e assim poder ajudar essas pessoas. É um projeto de cunho social, sem fins lucrativos e tem custo zero para o aluno que quiser se cadastrar pra participar”, falou.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima (Dieguinho), é um prazer estar apoiando o projeto. “Ver esse projeto se realizar em Candiota é muito importante, até mesmo para trazermos atividades para a juventude. Hoje mesmo fomos à escola Dario Lassance, o pessoal ficou faceiro de ver que é o Taikiro que está à frente, pediram até pra ele fazer uma rima, então esse reconhecimento é muito legal”, falou.

INSCRIÇÕES – Qualquer pessoa acima de 12 anos e de qualquer cidade da região poderá se inscrever no projeto. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude ou também por meio de um link que será disponibilizado para os diretores das escolas que colocarão nos grupos das turmas, facilitando o processo. Caso a pessoa more longe, não precisará se deslocar até o local para se inscrever.

As oficinas começarão em março, mas ainda não possuem um lugar definido, de acordo com o secretário Dieguinho, o local se definirá quando tiver o número total de alunos.

TAIKIRO – Taik, como é chamado, ficou conhecido no Estado após ganhar a “Batalha do Conhecimento” no Jornal do Almoço (RBS TV). Atualmente ele leva a vida tentando conscientizar outros jovens, através da música e de projetos culturais como esse, sobre o uso das drogas, os problemas familiares e a desestrutura social. Com propriedade no que diz, há alguns anos o envolvimento com as drogas quase o levou para longe do meio artístico. Foi o apoio da família e a identificação com a igreja que transformou Taikiro no rapper Taik.
O que antes era problema, hoje é esperança e fé. Desde 2011 em contato com a música, agora ele é conhecido na cidade e no estado como o rapper que se utiliza do hip-hop para passar mensagens de sonhos, esperança e superação.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook