Papo de Redação 10/3/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 1
A janela para mudança de partido, sem qualquer punição – como perda de mandato, já está aberta desde a última semana. A coluna conversou com o vereador candiotense Dinossane Pech (foto), que não negou sua disposição em sair do PSDB. O parlamentar não espichou o assunto, apenas disse que precisa acertar alguns detalhes ainda e que a decisão será tomada até o dia 20 de março (a janela fecha no início de abril). Dino não falou que a possível saída esteja ligada à sua não escolha como pré-candidato a vice na chapa do ex-prefeito Luiz Carlos Folador e também não disse para qual partido estaria indo. Nos bastidores se fala que o motivo seria o fato de ter sido preterido e que ele estaria negociando sua filiação ao PTB do atual vice-prefeito Gil Deison Pereira.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2
Caso a saída de Dino do ninho tucano se concretize, o vereador migra da oposição para a situação, reforçando a bancada governista na Câmara de cinco para seis vereadores e fazendo com que o PTB pela primeira vez na história de Candiota tenha uma cadeira no Legislativo.

TAILOR LIMA 1
O presidente da Comissão de Emancipação de Candiota, vereador de 2000 a 2004, candidato a prefeito por três vezes, advogado aposentado e escritor Carlos Tailor de Souza Lima (foto), de 65 anos, andou dando um susto na família e amigos recentemente. Tailor teve alguns problemas de coração, porém agora já está recuperado e em plena forma novamente. Ele esteve aos cuidados do renomado cardiologista bageense Rafael Alcalde.

TAILOR LIMA 2
No ano de 2016, quando o município completou 24 anos de emancipação política-administrativa (fato que tem a marca indelével de Tailor), ele lançou o livro ‘Candiota – Terra de riquezas, lutas e conquistas’, fazendo uma viagem histórica da localidade desde os tempos mais remotos até o período da luta pela emancipação. Apaixonado por história, Tailor está cursando a faculdade da área e em breve estará se formando, quando seu desejo é lecionar em escolas públicas do município.

VAGA EM CANDIOTA
Conforme noticiado pelo TP na última edição, o caso do aluno que passou a residir em Candiota e a mãe estava à procura de uma vaga na rede estadual de ensino teve um final feliz para a família, com a abertura de uma vaga na escola Dario Lassance, na sede do município – onde o aluno reside. Cabe esclarecer, porém, que na matéria, a mãe da criança Beatriz Machado, disse que ao ter procurado o Conselho Tutelar de Candiota por estar preocupada com as consequências do filho estar fora da única escola da sede de Candiota, as conselheiras a teriam orientado a buscar auxílio na Secretaria Municipal de Educação como um último recurso. A atitude poderia ocorrer caso a mãe resolvesse não levar adiante, na Justiça, a procura por vaga na rede estadual, do qual o menor tinha direito por ser transferido de uma escola estadual de Bagé e por ser a única escola em seu local de moradia.

CORREIOS EM CANDIOTA
Vira e mexe e a questão da agência dos Correios de Candiota estar distante 10km da sede do município vem à tona. Não há precedente no Brasil sobre uma situação como essa.

REGIÃO EM BRASÍLIA
Uma comitiva de políticos da região está em Brasília esta semana. Eles são liderados pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Regional e Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e pelo Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens (Fórum das Águas). A comitiva tem agendas em diversos ministérios e órgãos, sendo que a estiagem prolongada estará em debate.

MOVIMENTOS EM BAGÉ
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB) já confirmou recentemente em discurso na Câmara de Vereadores, quando da volta do recesso legislativo, que concorrerá a reeleição. O ex-prefeito e deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) ainda reluta em atestar que é pré-candidato, porém, nos meios políticos se acentua esta possibilidade, já que o PT, inclusive em nível nacional, vê Bagé como uma cidade estratégica para que o partido volte a governar. O confronto entre Divaldo e Mainardi é o aguardado, porém ainda depende de desdobramentos judiciais, já que o prefeito bageense foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) a perda dos direitos políticos sob acusação de uso da máquina pública na reeleição a deputado estadual do irmão Luis Augusto em 2018 e nesta condição estaria inelegível. Divaldo e Luis Augusto (que foi condenado a perda do mandato também) recorreram da sentença e aguardam julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Até lá, os efeitos da sentença também estão suspensos.

OCUPAÇÃO DO INCRA
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam na manhã desta segunda-feira (9) o pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre. Centenas de agricultores, inclusive da região, começaram a chegar ao local por volta das 6h45, com o objetivo de exigir a retomada da reforma agrária e também pedindo medidas do governo federal para amenizar os prejuízos da estiagem. Em outros estados e também em Brasília houveram manifestações no mesmo sentido, especialmente sob a pauta da reforma agrária.

PONTE EM PINHEIRO
Desde a última semana, a equipe da Secretaria de Obras de Pinheiro Machado trabalha na reforma da ponte que liga as localidades do Passo do Machado e da Pedra Vermelha. A informação foi repassada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renato Rodrigues (PSDB), que acompanhou o início do trabalho. “A situação estava perigosa e a ponte prestes a cair. Ali passa transporte escolar duas vezes por dia, fico feliz que a solicitação foi atendida”, disse.

INCÊNDIO EM PINHEIRO
Na tarde desta segunda-feira (9), o jornal fez contato com o diretor da unidade pinheirense da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jeferson Iribarrem. O telefonema era para tratar sobre a possibilidade de racionamento de água no município em razão da estiagem. Curioso que, quando atendeu, ele alertou para mais uma situação que tem se agravado nessa época: os incêndios. “Demorei para atender porque estou tentando ajudar o pessoal a apagar um incêndio. O fogo é na beira da BR, mas já está em direção à cidade e estamos tentando resolver”, disse ele. O TP não conseguiu atualização do caso e nem imagens do ocorrido, mas serve como mais um aviso para a população ter atenção.

Comentários do Facebook