Papo de Redação – 1º a 7/MAR/2024

DANÇA DAS CADEIRAS EM CANDIOTA

Com a expulsão do vereador Ataídes da Silva e mesmo que ela não houvesse, ele não ficaria no PT, pelo menos era isso que se apresentava. Ele deve mesmo ingressar no MDB pelas movimentações feitas até agora. Não bateu o martelo publicamente ainda, mas parece ser apenas questão de tempo.

 

DANÇA DAS CADEIRAS EM CANDIOTA 2

Outro que vai aproveitar a janela partidária que abre agora em 7 de março e vai até 5 de abril, é o vereador Léo Lopes, que está no Partido da Renovação Democrática (PRD), que é a fusão entre PTB (no qual se elegeu) e o Patriotas. Muitos davam como certa a ida de Léo ao MDB, porém há mudanças de rumos por aí. Ele se movimenta para o lado tucano. Vamos esperar a janela.

 

DANÇA DAS CADEIRAS EM CANDIOTA 2

É aguardada a decisão do 1º suplente de vereador do MDB e atual secretário de Cultura, Diego Lima, se continua ou não no partido ou se ruma para o PSDB. Diego não depende da janela partidária, mas, segundo a lei, precisa ter filiação para concorrer no pleito deste ano, no mínimo seis meses antes das eleições. Se continuar no MDB (como parece que vai ser), está tudo certo e não precisa fazer movimento algum. De outro modo, precisa se filiar até 5 de abril na nova sigla.

 

DANÇA DAS CADEIRAS EM HULHA

Foi anunciada esta semana, a fundação em Hulha Negra do Partido Liberal (PL) – sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. O movimento é puxado por duas mulheres fortes no município, quais sejam, a vereadora Tanira Ramos e a ex-vice-prefeita e médica Ester Köester, que deve presidir a agremiação na cidade. Ambas tem origem no PTB (hoje PRD).

 

DANÇA DAS CADEIRAS EM HULHA 2

O lançamento do PL hulhanegrense está marcado para o próximo dia 8 de março – e parece simbólico por ser o Dia Internacional da Mulher. O evento será às 19h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras. A promessa é que o partido lance pré-candidaturas à Prefeitura e à vereança.

 

DANÇA DAS CADEIRAS EM HULHA 3

O PL então surge em partes do fim do PTB, que há tempos vem num processo de desmanche tanto nacional como em Hulha. Uma parcela petebista, como o ex-vereador André Araujo, o Bexiga (que foi candidato a vice pelo PTB numa chapa com o PT nas últimas eleições), migrou para o PSB. O surgimento do PL traz um novo elemento no tabuleiro político, pois o partido nasce num momento de indecisão de PDT e Progressistas (que governam a cidade atualmente), em lançar uma pré-candidatura – o nome, pelo acordo, é uma prerrogativa do PDT. Ao que consta, o PL deve lançar no dia 8 uma candidata a prefeita como alternativa mais a direita.

 

TRISTEZA EM HULHA

A perda do histórico comerciante hulhanegrense, Beno Koppenburg, de forma trágica e violenta esta semana, chocou e entristeceu a todos. Sua morte, aos 84 anos, foi muita sentida, principalmente por se tratar de um assassinato. A Polícia Civil trabalha para elucidar o caso.

 

CPI DA EQUATORIAL

Falta apenas uma assinatura para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do RS, que pretende investigar a prestação de serviços das concessionárias privadas de energia elétrica no Rio Grande do Sul – Equatorial Energia e Rio Grande Energia (RGE).  A iniciativa da CPI é da bancada do PT e segundo o líder do partido na Assembleia, Luiz Fernando Mainardi, já foram arrecadadas 18 assinaturas dos 55 deputados, faltando apenas uma, segundo o Regimento, para a CPI ser instalada. “Ao invés de pedir desculpas pela péssima ideia de privatizar a CEEE, o governador acha que está tudo bem com o serviço prestado pela empresa, e age contra a CPI que investigaria os graves problemas de energia enfrentados pelos gaúchos”, escreveu Mainardi, dias desses, em suas redes sociais.

 

ATENDIMENTO EM HULHA

 

Na sessão do último dia 22 de fevereiro, o vereador e presidente do Legislativo hulhanegrense, Dalvir Zorzi (PT), usou a tribuna para falar sobre um profissional da área da Saúde, que atende no município, o qual ele já recebeu algumas reclamações a respeito do modo com que trata os pacientes. “As reclamações são que as pessoas são tratadas muito mal. Esse profissional é mal humorado e o tratamento é dado sem muita responsabilidade. O que me dizem é que dá uma olhada, manda sair e não dá muita importância”, disse ele, em parte da fala, informando que se trata de um médico pediatra.

 

ATENDIMENTO EM HULHA 2

Ainda, Dalvir informou que há poucos dias um familiar seu precisou do atendimento deste profissional, e que também não foi tratado como deveria ser. “Enfim, um tratamento muito inadequado para as pessoas que precisam desse serviço. Eu sempre digo que as pessoas que procuram atendimento médico, precisam de atenção por já estar debilitada, até mesmo emocionalmente. Eu digo com propriedade, porque teve um familiar meu que precisou desse médico essa semana e foi tratado muito mal, concluiu ele, afirmando que iria conversar com o prefeito Renato Machado para saber como aconteceu a contratação. Além disso, o presidente destacou que a Saúde de Hulha Negra já é um assunto tratado por todos os vereadores e que há muita dificuldade em alguns aspectos, e quando se tem médico, atende a população desta maneira.

 

CARTEIRA DE ARTESÃO EM PINHEIRO

Nesta semana, a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realizou um evento especial para a confecção e renovação de mais de 30 carteiras de artesãs. A iniciativa teve como objetivo beneficiar os artesãos locais, o que garante a esses profissionais, os diversos benefícios proporcionados por possuir o documento. O evento contou com a presença ilustre da coordenadora da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Laura Darcie, acompanhada por duas servidoras, Valquíria Sampaio Ortiz e Nara Fonseca. Além delas, também estiveram presentes o delegado regional do trabalho, Sérgio Luiz Mello Bizarro, e a servidora do Sine de Pinheiro Machado, Kauana Garcia.

 

CARTEIRA DE ARTESÃO EM PINHEIRO 2

 

A confecção e renovação das carteiras de artesãs são medidas importantes para valorizar o trabalho dos artesãos e promover o reconhecimento de sua atividade. Esses documentos oferecem diversos benefícios, como acesso a programas de capacitação, participação em feiras e exposições, possibilidade de vendas em espaços públicos, entre outros. “Foi maravilhoso poder ajudar nossos artesãos e garantir a eles os benefícios de ter uma carteira de artesã. Essa iniciativa fortalece o setor artesanal em nossa cidade e estimula o desenvolvimento econômico local”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Olício Lopes.

 

PORONGOS

Na última semana, segundo postagem nas redes sociais da Prefeitura de Pinheiro Machado, o Cerro dos Porongos, em Pinheiro Machado, foi palco de um momento histórico e emocionante com a visita de Spencer Leitman, um americano que desempenhou um papel importante ao denunciar o massacre ocorrido na madrugada de 14 de novembro de 1844. Após quase 20 anos, Spencer e sua esposa Arnel, retornaram ao Rio Grande do Sul para se reconectarem com esse episódio marcante e triste da história farroupilha.

 

PORONGOS 2

Spencer Leitman, conforme a postagem, foi um dos primeiros a expor a tragédia que se desenrolou no Cerro dos Porongos, onde infantes e lanceiros negros dos farroupilhas foram traídos, massacrados ou feitos prisioneiros. A visita contou com a presença de Gunter Axt, renomado historiador, e Ricardo Vaz Seelig, procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Juntos, exploraram o local, refletindo sobre os eventos que moldaram a história da região. A visita contou também com a presença do secretário Olicio Lopes e da diretora de Cultura, Nitieli Kloppenburg.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook