Papo de Redação – 21/02/2020

NOMES EM CANDIOTA
Logo que a Usina de Candiota foi repassada para o go­verno federal, em 1997, foi difícil as pessoas se acostumarem que a proprietária não era mais a CEEE e sim a CGTEE. Por muito tempo se falou CEEE, mas aos poucos a CGTEE entrou no dia à dia. Agora teve nova mudança e a CGTEE passou a se chamar CGT Eletrosul. Quando o jornal A 1ª FOLHA encerrou suas ativi­dades em 2011 e em seu lugar veio o Tribuna do Pampa, também foi difícil, mas as pessoas se acostumaram com o novo nome. Será assim com a antiga localidade de Dario Lassance – nome extinto em 1997 e que passou a se chamar apenas Candiota, sendo a sede do município. Com o tempo, desde que insistamos neste exercício e que determina onde é a cidade de fato, também vamos nos acostumar a chamar Candiota de Candiota e não mais de Dario Lassance. Sabe-se que ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido, pois há quem apequene esta discussão – e não por maldade, mas por falta de entendimento mesmo. Nome de algo ou alguém é coisa séria, pelo menos era. Salvo que alguém se chame João e não se importe de ser chamado de Hermórgenes.

SEDE DA CRM
Para uma empresa à beira de ser privatizada, com si­tuação financeira que inspira cuidados, que possui toda a sua operação em Candiota, qualquer pouco entendido em gestão não recomendaria a manutenção de uma sede e sua diretoria em Porto Alegre, num prédio enorme e dispendioso. No passado, quando não havia internet, a logística era mais complicada e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) possuía várias unidades espalhadas pelo Estado em operação (Candiota, Iruí, Lavras do Sul e Minas do Leão), até se justificava uma sede daquele tamanho na capital. Mas hoje em dia, com apenas a Mina de Candiota em funcionamento, parece, salvo melhor juízo, não ter mais razão de ser.

ÁGUA EM CANDIOTA
A Prefeitura de Candiota tem feito ajustes para que o abastecimento de água na sede do município não seja afetado. Bombas com motor à diesel, entre outras manobras, já foram exe­cutadas. Porém se a comunidade não economizar, a tendência é a situação piorar, pois a estiagem é uma realidade. Uma adutora vinda da prainha (barragem que abastece a Usina de Candiota) até a sede do município é a solução. O projeto de R$ 2 milhões tramita na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

EMENDA PARA CANDIOTA
O presidente da Juventude do PTB em Candiota, Leonardo Lopes, apresentou esta semana ao prefeito Adriano dos Santos, uma emenda ao orçamento da União, de autoria do deputado federal petebista Maurício Dziedrick, no valor de R$150 mil. Con­forme Léo, que é assessor na Secretaria Municipal da Saúde, o recurso será para custeio da atenção básica de saúde. “Rodamos diversos kms e algumas noites sem dormir, mas o resultado está aí”, assinalou o dirigente.

PSB MULHER DE CANDIOTA
No último dia 18 foi formada a Secretaria das Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Candiota. A nova entidade é composta por Lidiane Funari, Camila de Moura, Sandriani Braga, Rosângela Ramos, Narjara Souza, Regina Ortiz, Tamires Ortiz e Magna Alves. O encontro foi realizado no salão comunitário do Residencial Candiota, tendo também a participação das repre­sentantes da Secretaria de Mulheres do PSB de Bagé, Rosângela Macedo e Jaqueline Silveira. Ainda marcaram presença o presi­dente do PSB candiotense, Everton Morales, e o representante do movimento da Negritude Socialista Brasileira (NSB) local, Roberto Ortiz. “A Secretaria do PSB Mulher de Candiota está de portas abertas para que mais filiadas venham a participar da entidade, pois nossa definição é trabalhar através de projetos, palestras e tudo que venha agregar em relação a políticas públicas sociais para as mulheres”, salientou a secretária municipal do PSB Mulher, Lidiane Funari.

VICE EM PEDRAS ALTAS 1
O vereador Marco Antônio Ma­chado Costa, o Marcola (foto), postou em seu perfil de Facebook, esta semana, que seu nome está à dipsoição do par­tido para ser candidato a vice-prefeito na chapa com o atual prefeito Bebeto Perdomo (PSB). “Neste ano, se Deus me permitir, estarei disputando a reeleição em Pedras Altas como vereador pelo PT, porém antes disso, com muita humildade, tranquilidade e respeito a cada verea­dor, militante e filiado, estarei também colocando meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores para disputar na convenção municipal a vaga de pré­-candidato a vice-prefeito pelo PT, dentro de um processo legal e democrático, exercendo dessa forma um direito meu como de qualquer filiado de nosso partido”.

VICE EM PEDRAS ALTAS 2
Vale lembrar que na última eleição o PT já indicou o vice, que se elegeu junto com Bebeto, Giovani Friedrich, porém ele re­nunciou ao cargo poucos meses após assumir, alegando questões pessoais. Bebeto já disse publicamente, que em uma eventual candidatura sua a reeleição, o PT tem novamente a preferência da vice. Outro nome do PT cogitado ao posto é o do atual secretário de Obras, Leonério Miranda. Numa postagem ainda nesta quarta­-feira (20), o empresário Wiliam Vargas, que recém se filiou ao PT pedraaltense, também colocou o nome à disposição. Como escrito aqui há poucos dias, o atual prefeito e seu grupo trabalham para que o município tenha candidatura única neste ano.

PRÉ-CANDIDATO EM PINHEIRO
Está marcada para a próxima sexta-feira (28), às 19h, uma reunião do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pinheiro Machado. Na pauta consta o debate à pré-candidatura para prefeito e verea­dores para as próximas eleições e o convite destinado a todos os filiados e simpatizantes já está sendo divulgado nas redes sociais com uma foto do vereador Gilson Rodrigues. O encontro acontece no Restaurante Tradição, em frente à antiga Rodoviária, e já conta com presenças confirmadas do deputado Federal, Dionilso Marcon, e do Estadual, Luiz Fernando Mainardi.

Comentários do Facebook