PAPO DE REDAÇÃO – 25/ABR/2025

CONCURSO EM PINHEIRO

Saiu esta semana o edital para a realização do concurso público para a Prefeitura de Pinheiro Machado (ver matéria nesta edição). São 61 vagas para contratação imediata em todos os níveis de escolaridade. O concurso era esperado e também cobrado. Em Candiota também há expectativa e cobranças para a realização de um certame.

NA CÂMARA DE CANDIOTA

Foi finalizado o concurso público para a Câmara de Candiota. Apenas uma vaga, a de agente administrativo era para contratação imediata. Assim, o presidente da Câmara, Paulinho Brum (PSDB), nomeou no último dia 15 de abril, o mais novo servidor do Legislativo, o bageense Rodrigo da Rosa Silveira Ferreira. Os demais cargos, para contador(a) (1 vaga), motorista (1 vaga) e assessor(a) legislativo (2 vagas) foram para cadastro de reserva (CR) e devem ser chamados nos próximos anos, assim que os atuais servidores forem se aposentando.

PAPA E CANDIOTA

Há cerca de 12 anos, quando o papa Francisco foi eleito pelo Conclave, o TP entrevistou, antes da eleição, a moradora de Candiota, Fidela dos Santos, que é prima do arcebispo de São Paulo, o gaúcho dom Odilo Scherer, que na época chegou a ser cotado como candidato à papa. Novamente, dom Odilo poderá votar e ser votado no Conclave, que inicia após os funerais de Francisco.

ÁGUA EM CANDIOTA

Além de recuperação das estradas rurais, foi assinado em Candiota esta semana, a implantação de sistemas de abastecimento de água, que deve contemplar cerca de 82 famílias de produtores dos assentamentos São Pedro, Madrugada e 20 de Agosto. O valor repassado pelo Incra para a instalação da rede chega a R$ 450 mil, além de R$ 31,3 mil de contrapartida da Prefeitura. Vale ressaltar que esta obra já foi licitada, sendo que no momento estão no aguardo da análise da licitação por parte do Incra e, após, a liberação do recurso.

LIGAÇÃO ERS-608 A BR-293

Recentemente o Tribuna do Pampa divulgou uma matéria falando sobre o andamento da obra do lote 2 de pavimentação da ERS-608, rodovia que liga Pedras Altas a Pinheiro Machado, do britador ao Passo dos Pires, de responsabilidade do Estado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Na ocasião, a obra estava na parte de preparação do solo e drenagem para, posteriormente, receber o pavimento.

LIGAÇÃO ERS-608 A BR-293 2

Há, também, o aguardo pela pavimentação do lote 3, que liga o Passo dos Pires a BR-293 para que a Cidade do Castelo tenha acesso 100% asfáltico. Acontece que o entrocamento com a BR-293, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), precisava de uma espécie de acordo para a ligação das rodovias estadual e federal, situação buscada anteriormente por autoridades dos dois municípios. Nesta semana, o Daer confirmou ao jornal que o DNIT aprovou a concepção de projeto apresentado pelo órgão estadual e que a autarquia já pode desenvolver o projeto em si e submeter à aprovação do órgão federal, para então, licitar a obra.

LULA EM CANDIOTA

Durante o encontro no interior que anunciou os recursos do Incra para as estradas dos assentamentos, o vice-prefeito e secretário de Obras de Candiota, Marcelo Gregório, relembrou que a primeira e única vez em que o presidente Lula esteve no município, em 2006 para o lançamento da pedra fundamental da Fase C da Usina de Candiota, foi no período em que ele esteve como prefeito, e que agora, o superintendente do Incra/RS informou que o primeiro município a receber o recurso das estradas e concluir o projeto foi Candiota e que o presidente Lula poderá estar presente na inauguração das obras de recuperação. “Então, nós em Candiota vamos ser o primeiro, vamos fazer com competência, vamos fazer boas estradas e o presidente Lula virá aqui inaugurar”, afirmou Marcelo.

PL 001 EM CANDIOTA

Depois de muito tempo paralisado nas comissões técnicas, finalmente o projeto de lei 001/2025, que institui o novo plano de equacionamento do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) de Candiota, voltou a tramitar esta semana na Câmara. O projeto é alvo de polêmica, inclusive com o Sindicato dos Municipários (Simca) assinalando que o Executivo condiciona um reajuste salarial somente após aprovada a matéria. A Prefeitura não confirma essa situação, porém não nega. O funcionalismo, após assembleia do Simca, está em ‘estado de greve’, ou seja, pode paralisar as atividades a qualquer momento se as negociações não avançarem.

PL 001 EM CANDIOTA 2

Na Comissão de Constituição, Justiça e Bem-Estar Social (Cobes), a relatora, vereadora Luana Vais (PT), deu parecer pela inconstitucionalidade da matéria. O parecer foi aprovado na comissão, com o voto favorável também do vereador Gildo Feijó (MDB). O vereador Adriano Revelante (MDB) votou contrário ao parecer de Luana. Agora, segundo o TP apurou, o parecer da Cobes precisa ser apreciado pelo plenário da Câmara, o que deve acontecer na próxima segunda-feira (28), durante a sessão ordinária.

 

Comentários do Facebook