Papo de Redação – 26/FEV a 4/MAR/2022

PAMPA SUL 1
A Usina Termelétrica Pampa Sul recebeu, no último dia 16 de fevereiro, a permissão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para realizar a conexão definitiva à Subestação (SE) Candiota 2, recentemente concluída por outro agente do setor de transmissão, possibilitando o despacho integral da energia gerada pela Usina.

PAMPA SUL 2
Desde o início da operação comercial da UTE Pampa Sul, em 2019, a unidade estava conectada de forma provisória à subestação Candiota, fazendo com que a geração da termelétrica variasse entre 50% e 100% da sua capacidade nominal (345MW), dependendo da condição de importação de energia do Uruguai, que tinha prioridade no despacho. “Com a nova conexão, solucionamos esta questão e a UTE Pampa Sul passa a entregar toda a sua capacidade de geração ao Sistema Interligado Nacional (SIN), oferecendo mais estabilidade e segurança ao sistema”, explica José Laydner, Diretor de Operação da ENGIE Brasil Energia.

PAMPA SUL 3
A nova SE Candiota 2 está instalada e operando ao lado da SE Candiota. Durante o processo de adequação, a usina responsabilizou-se pela construção de pequeno ajuste no trecho final da Linha de Transmissão de 525 kV com implantação de duas novas torres, bem como uma nova instalação de conexão.

90 ANOS DO VOTO FEMININO
Na última quinta-feira (24), o Brasil comemorou os 90 anos do voto feminino no Brasil. Vale lembrar que foi Joaquim Francisco de Assis Brasil, aqui de Pedras Altas, que redigiu o primeiro Código Eleitoral Brasileiro contendo esta e outras conquistas democráticas. Nossa de capa desta edição traz justamente a compra do castelo de Pedras Altas, que terá um único dono, devendo receber melhorias e reaberto ao público, valorizando a memória e o legado deste grande brasileiro.

EMENDA PARA HULHA 1

O presidente da Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda (Coptil), Emerson Capelesso, o vereador Volnei Manfron (PT) e a gerente do supermercado da Coptil e ex-vereadora de Candiota, Fernanda Santos, foram recebidos nesta quinta-feira (24) na Prefeitura de Hulha Negra, pelo prefeito Renato Machado e pela secretaria de Agropecuária do município, Janice Silva da Silveira, quando fizeram a entrega simbólica de uma emenda de R$ 100 mil, indicada pela deputada federal Maria do Rosário (PT).

EMENDA PARA REGIÃO 1
Segundo Emerson Capelesso, a emenda será para o custeio, incentivo e melhoramento da produção leiteira não só de Hulha, como da região. O dirigente lembrou que a estiagem tem prejudicado e muito a produção, sendo que qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda, como foi o caso desta emenda. Ele também agradeceu a acolhida e entendimento da municipalidade hulhanegrense, lembrando que o recurso beneficia toda a região também. “Este é um momento difícil em função da estiagem, bem como dos baixos preços e consumo que o leite atravessa, sendo que o recurso vem em muito boa hora porque se pode aplicar em pastagens na expectativa da volta da chuvas”, afirmou.

PERDÃO EM CANDIOTA 1
O vereador Dinossane Pech (PTB), que é o líder do governo na Câmara de Candiota, protocolou na última semana, um ante-projeto de lei, que prevê perdão de dívidas tributárias para entidades tradicionalistas, sociais (clubes sociais, esportivos e recreativos), religiosas e assistenciais (clubes de mães). Ele propõe a remissão e anistia de créditos tributários relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), taxas fundiárias, de água e de coleta de esgoto e lixo de responsabilidade dos contribuintes inscritos ou não em dívida ativa até 31 de dezembro do ano passado.

PERDÃO EM CANDIOTA 2
O vereador justifica sua proposição pela dificuldade de funcionamento das entidades, que normalmente já é elevada, mas que aumentou devido a pandemia da Covid-19. “A suba de tributos aplicada pelo governo anterior levou as entidades a acumular dividendos com o município e atualmente as mesmas não têm como arcar com estes compromissos”, argumentou. Como é um ante-projeto, pois os vereadores e vereadoras não podem legislar causando despesas, um projeto de lei precisa partir do Executivo, fato que Dino acredita que vai acontecer em breve.

NOVA IDENTIDADE 1

O governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o país. O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março. Segundo o governo, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como Secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital.

NOVA IDENTIDADE 2
O novo documento é considerado mais seguro pelo governo porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lembrou que, da forma como está hoje, os cidadãos poderiam ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que facilitava a prática de diversas fraudes e crimes. Com a mudança, caso um cidadão emita nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF. Caso a pessoa não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.

NOVA IDENTIDADE 3
Quando estiver disponível, o novo RG, terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

PONTE EM PINHEIRO

Foi concluída nesta semana a recuperação da ponte localizada no Arroio Boeci. A estrutura dá acesso ao município de Piratini. A recuperação foi realizada em parceria com a empresa Tanagro, que atua com extração de madeira em florestas e transita pelo interior. O prefeito Ronaldo Madruga parabenizou a equipe que realizou o trabalho. “Parcerias como essas vem a somar com as ações do município, agradecemos muito à empresa Tanagro”, pontuou.

CASTRAÇÕES EM HULHA

A vereadora e presidente do Legislativo de Hulha Negra, Tanira Ramos (PTB), relatou ao TP ter feito uma solicitação ao prefeito de Bagé, Divaldo Lara, para Hulha Negra receber auxílio com o ônibus de castrações de cães e gatos bageense. Segundo ela, a solicitação ocorreu durante um encontro de uma comitiva regional do PTB em Brasília. Foi solicitada a realização de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois municípios, o que possibilitaria a ação em Hulha Negra. Tanira Ramos relatou uma sinalização positiva por parte de Divaldo, bem como do prefeito de Hulha Negra, Renato Machado. A vereadora disse que o serviço é necessário e de forma imediata, restando apenas a definição das normas legais referentes ao termo.

Comentários do Facebook