ACENTO ONDE NÃO TEM
Já sabemos, pelo menos quem lê TP com regularidade, que a localidade de Dario Lassance, ao menos, na letra da lei, não existe mais. Ainda popularmente existe, porém com o tempo, o entendimento da necessidade de se ter uma cidade com centro geográfico definido e que leve o nome de Candiota, vai avançando. Ultimamente e, influenciados, infelizmente, por um erro inscrito no Google Maps, tem gente usando um acento agudo em Dario, o deixando Dário, para denominar a escola ou a praça – os dois locais que ainda por lei levam o nome do ilustre engenheiro ferroviário desconhecido e sem vínculo histórico algum com Candiota. Ah, também escrevem ou pronunciam a antiga localidade com erro. Em situações que se utiliza inteligência artificial então, fica mais evidente, em função do banco de dados errado, obviamente baseado no Maps.
PREPOSIÇÃO ONDE NÃO TEM
Igualmente, muitos erram ao se referir à escola ou à praça inserindo a preposição de: Escola de Dario Lassance ou Praça de Dario Lassance, quando elas não são de e sim possuem o batismo da pessoa que em 1930 emprestou o nome a uma estação férrea e que ao longo dos anos ganhou status de herói em Candiota pelo tanto de coisas que nominou.
NOMES
Aliás, Candiota deveria reconhecer mais e com o devido vigor e valor, nomes como Marechal Emílio Mallet (descobridor do carvão local), Antônio de Sousa Neto (que proclamou a República Rio-Grandense em solo candiotense), Manoel Lucas de Oliveira, entre outros. Deu-se ao engenheiro Dario Lassance um ar heróico que ele historicamente nunca teve.
ANDREA GALLINA EM BAGÉ
A estreante e jovem vereadora Andrea Gallina (PP), que já de cara preside a Câmara bageense em 2025, tem demonstrado firmeza política. Corajosa ao fazer uma aliança tática com o atual governo da cidade – mesmo estando num partido não aliado do prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT), ela tem dito que quando as pessoas do povo precisam de algo do poder público, elas não perguntam se quem pode ajudar é de direita ou esquerda. “Elas querem ter seu pleito atendido”, assinala.
CLUBE DA RESIDENCIAL
O vereador Axel Costa (PT) fez um pedido de informações esta semana ao Executivo de Candiota, sobre a situação das obras do Clube da Residencial, que, segundo ele, foram iniciadas e estão paralisadas há algum tempo. Axel argumenta que com o prédio em funcionamento, é possível torná-lo uma referência para o bairro em atividades comunitárias, festivas e recreativas.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Recentemente, Herval e Candiota decretaram situação de emergência em função da estiagem. Anteriormente, o município de Bagé já havia feito este movimento. O que está acontecendo na região é o que especialistas chamam de seca verde.
TRANSCAMPESINA
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, juntamente com o ex-vereador e diretor do Conselho Regional de Técnicos (CRT/RS), Caio Ferreira, esteve esta semana na Embaixada do Uruguai, em Brasília, onde foram recepcionados pelo ministro conselheiro Santhiago Ferrari, e a primeira secretária, Gissel Bueno. Na ocasião, Folador pediu uma audiência com o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, para agradecer a recepção da comitiva ao país na última semana e tratar sobre a inclusão da Rodovia Transcampesina na Rota de Integração Sul-Americana, a Rota 5, que vai de Porto Alegre até o Chile.
TRANSCAMPESINA 2
Esta audiência, segundo o prefeito, deve acontecer entre os meses de junho e julho, e contar com a presença dos prefeitos do Cideja, Congresso dos Intendentes do Uruguai, Ministério de Transporte e Obras Públicas, Ministério de Relações Exteriores de ambos os países, senadores uruguaios e cooperativas dos municípios envolvidos. “A recepção foi muito positiva, onde aproveitamos para providenciar essa agenda com o presidente para tratarmos sobre a Transcampesina. Também aproveitamos para agradecer o apoio pela aprovação dos 15 milhões de dólares do Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que eles nos ajudaram”, mencionou Folador, destacando mais uma vez que a rodovia irá garantir desenvolvimento econômico e social para a cidades contempladas.
MEDIDA PROVISÓRIA
Folador também esteve em Brasília para acompanhar o andamento das articulações para que o governo federal emita uma Medida Provisória (MP), que prorrogue os contratos das usinas a carvão do RS e do Paraná para além de 2040, assim como já existe lei própria para Santa Catarina. Apesar do otimismo, por enquanto, ainda não se tem uma novidade concreta sobre o assunto.
MOTORISTAS EM PINHEIRO
A rejeição do projeto de lei 14/2025, que previa a contratação de oito motoristas por processo seletivo e de forma emergencial em Pinheiro Machado já está dando o que falar na cidade. A Prefeitura, em nota nas redes sociais, bota no colo dos vereadores que votaram contra, caso haja problemas, especialmente no transporte de pacientes. O debate gira em torno da realização do concurso público. Alguns analistas também estão questionando o fato do Executivo não ter previsto a rejeição, pois poderia, segundo essas análises, ter manobrado, por exemplo, com a retirada do projeto de pauta, adiando a votação e dando tempo da recomposição da base.
PROJETO EM CANDIOTA
Outro projeto que também já está dando o que falar, só que em Candiota e que ainda não foi a votação é o 01/2025, que institui o novo plano de equacionamento do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) do município.
SARNINHA
Nesta quinta-feira (27), uma cadelinha movimentou as redes sociais em Candiota. Ela foi abandonada próxima à Vila Nova (localidade que fica abaixo da guarita do Candiotão), na sede do município. Muita debilitada, o pessoal da causa animal – como sempre essas heroínas sem capa -, resgataram o animalzinho, que passou a receber os cuidados necessários junto a uma clínica veterinária (foto). Além do devido tratamento, ela foi batizada de ‘Sarninha’ – nome que também revela a situação que o animal foi encontrado. Contudo, isso gera custos e então está sendo pedido ajuda para este caso e outras tantos que, infelizmente, ocorrem diariamente e por isso – chamam a atenção os defensores da causa animal, a necessidade de políticas públicas urgentes neste sentido. A chave pix para doar é [email protected].