Papo de Redação – 6 a 9/OUT/2023

PAULO PIMENTA EM BAGÉ

Neste sábado (7), o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), deputado federal gaúcho Paulo Pimenta, estará em Bagé cumprindo agenda no município. A comitiva com o ministro chegará no início da tarde e irá visitar famílias atingidas pelo granizo nos bairros de Bagé. Após a visita nos bairros, Pimenta concederá entrevista coletiva na Unipampa, onde posteriormente fará reunião com o Edward Pessano e Francéli Brizolla, respectivamente reitor e vice-reitora eleitos da universidade. Paulo Pimenta estará acompanhado do secretário Executivo do Ministério, Ricardo Zamora, do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), do secretário de Gestão e Normas da Secom, Paulinho Parera, e dos vereadores do PT de Bagé.

 

PROGRAMA DA TV ASSEMBLEIA

O diretor e editor do jornal Tribuna do Pampa, João André Lehr participa nesta sexta-feira (6) do programa ComunicAções, exibido pela TV Assembleia. O programa é apresentado por Marcelo Magalhães e reúne jornalistas que debatem temas específicos repercutindo falas dos deputados estaduais. No caso do diretor do TP, a participação é sobre o futuro do carvão de Candiota e da lei de transição, que já tramita no Senado Federal. Para falar sobre segurança pública, a outra convidada é a jornalista Viviane Finkielsztejn, do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

 

RESSARCIMENTO

O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), apresentou na Câmara Federal, o projeto de lei 4769/2023, que institui o programa de reparação emergencial para ressarcir os gastos dos Estados, Distrito Federal e municípios em estado de calamidade pública ocasionado por desastres naturais. A proposta visa dar agilidade ao processo dos municípios para que prestem socorro emergencial à população com os recursos em caixa, garantindo dignidade e condições para que as pessoas voltem para suas casas e suas atividades.

 

RESSARCIMENTO 2

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, que é partidário de Hamm, elogiou a atitude do parlamentar, dizendo ao TP que na maioria das vezes o município fica no prejuízo, porque gasta recursos próprios para atender a demanda emergencial das pessoas, como lonas, telhas, caminhões-pipas e tantas outras ajudas, porém não recebe o ressarcimento devido, porque os decretos de emergência demoram para tramitar e serem homologados e muitas vezes os materiais chegam, se chegam, quando nem é mais necessário.

 

GARGALO EM CANDIOTA

O ex e primeiro prefeito de Candiota, Odilo Dal-Molin, que também assina uma coluna aqui no jornal, usou da palavra rapidamente na apresentação da empresa Âmbar – nova proprietária da Usina de Candiota, à comunidade local. Odilo foi rápido em sua intervenção e pediu um olhar mais apurado tanto da nova empresa como da CRM, para a mão de obra local, que muitas vezes não é contratada em detrimento da regional, pois as empresas oferecem todas as facilidades, como transporte, incentivando que os trabalhadores não morem na cidade. Ele assinalou que isso é ruim para o município de várias formas, como a não geração de emprego local e consequentemente a massa salarial sendo evadida.

 

RESCISÃO EM CANDIOTA

O pagamento da rescisão e recontratação do secretário de Administração e Finanças de Candiota, José Carlos Granato, causou repercussão esta semana nas redes.

 

COMUNIDADE E CRM

O novo presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta, esteve esta semana visitando Candiota e deu uma passadinha no TP, quando concedeu entrevista (veja nesta edição). Sobre a relação da estatal com a comunidade, Baretta ressaltou que é um construtor de pontes, e que fará o necessário para aproximar. “Tudo o que a sociedade candiotense construiu em parceria com a CRM será preservado”, disse ele, afirmando que as próximas demandas seguirão sendo tratadas com o mesmo carinho de sempre, pois sabem a importância da Companhia e do carvão para o município. Nossa gestão irá se aproximar de todos os atores como o sindicato, governo, legislativo, meios de comunicação da cidade, e também a sociedade. “A primeira pessoa do singular não existe. Nós estamos aqui para continuar uma história e não apagar a que já existe”, afirmou.

 

ESTRADAS DE HULHA

A semana começou com agenda no governo do Estado para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, e o presidente do Legislativo, Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho. Eles estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, em busca de auxilio do governo estadual para a recuperação das estradas que estão sendo utilizadas como alternativas de passada para o tráfego dos veículos devido ao bloqueio total da BR-293, devido a problemas na pavimentação asfáltica.

 

RECURSOS PARA BAGÉ

Os líderes das bancadas da Assembleia Legislativa do RS encaminharam junto ao presidente Vilmar Zanchin (MDB), um acordo para destinar o repasse de R$ 30 milhões do orçamento contingenciado da AL para a criação de um programa para atender as vítimas de intempéries climáticas no estado. A formalização do acordo foi encaminhado ao governador Eduardo Leite. O programa seria ampliado a mais municípios atingidos por eventos climáticos após os desastres de 6 de setembro, no Vale do Taquari, contemplando também vários municípios da região sul e campanha gaúcha. Conforme o deputado Luiz Fernando Mainardi, após a tragédia do Vale do Taquari, muitas cidades da metade sul foram prejudicadas, como Bagé, que teve milhares de residências atingidas por chuvas de granizo. Os recursos são provenientes de acordo estabelecido entre os poderes e órgãos autônomos do RS, em 2021, que procurou viabilizar a aprovação da lei conhecida como “Lei do Teto de Gastos”.

PASSEIO TRANSFERIDO EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e parceria da Secretaria de Assistência Social Criança Mulher e Idoso e da Secretaria de Educação, promoverá o 1º Passeio Turístico do município. Inicialmente a atividade estava prevista para ocorrer no dia 8 de outubro, mas devido aos danos causados nas estradas com as recentes chuvas, a organização decidiu por adiar a atividade para o dia 19 de Novembro, data em que ocorrerá também evento, através do Movimento Lanceiros Negros, no Marco dos Porongos.

 

GINÁSIO EM PINHEIRO

O Ginásio Municipal de Desportos de Pinheiro Machado, com a parceria da agência local Sicredi, intermediada pelo vereador Éliton Rodrigues (MDB), está recebendo uma série de melhorias. A pintura da quadra é apenas uma das muitas reformas feitas no local. Além da pintura, o local já recebeu um novo sistema de iluminação em LED, os vestiários e banheiros estão sendo renovados e as paredes e arquibancadas também receberam uma nova pintura. Além disso, o sistema de lâmpadas de emergência foi todo revitalizado.

 

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas que fizeram a adesão ao processo seletivo. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março. Inicialmente, o governo tinha anunciado a disponibilidade de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públicos aderiram ao concurso unificado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, há possibilidade de outros órgãos participarem até a assinatura do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse. O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades no Brasil, de forma concomitante.

 

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO 2

A ideia do governo é que o concurso unificado se torne a principal forma de fazer seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos. A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro haverá uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático. No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois dessa escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook