Papo de Redação 7/NOV/2020

JORNAL NA SEXTA

Excepcionalmente na próxima sexta-feira (13), a edição impressa do jornal irá circular, ao invés de sábado (14). A justificativa é em função da lei eleitoral, pois as propagandas de candidatos só podem ser veiculadas na antevéspera das eleições.

DEBATE EM CANDIOTA 1

A parceria entre a rádio Hulha Negra FM e o jornal Tribuna do Pampa já realizou quatro debates eleitorais este ano. O mais recente aconteceu na manhã do último sábado (31), quando os candidatos a prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), José Giordâni Dorneles, o Pimenta (PSOL) e Luiz Carlos Folador (MDB), debateram por mais de duas horas num estúdio montado na sede do TP.

DEBATE EM CANDIOTA 2

Neste sábado (7), numa parceria entre a rádio Interativa FM e os Sindicatos dos Mineiros e Municipários de Candiota (Simca), um novo debate acontece a partir das 9h. As pessoas poderão acompanhar o debate pelas ondas da rádio, sintonizando 104,9 Mhz e também em som e vídeo (live) pelas páginas do Facebook da rádio e do Simca.

ÁGUA EM CANDIOTA 1

Captação, tratamento e distribuição de água é algo complexo. Quem simplifica é por maldade ou falta de conhecimento. Em Candiota, esta atividade, desde que implantado o município em 1993, jamais esta che­gou perto da excelência, pelo contrário, o sistema sempre foi precário e os problemas se acumulam, apesar de ao longo desses quase 30 anos terem sido feitos investimentos importantes.

ÁGUA EM CANDIOTA 2

O Adriano falou em criação do Departamento de Água e Es­goto de Candiota (DAEC), o Pimenta fala na aquisição de geradores para quando falta energia e Folador na criação do Comitê de Gestão do Abastecimento de Água.

ÁGUA EM CANDIOTA 3

Com o funcionamento de duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de última geração – uma na sede do município e outra na Vila Operária, a questão do tratamento em si está, em tese, resolvido. Com essas duas estações, Candiota tem capacidade para tratar água para 70 mil pessoas – isso mesmo, sete vezes mais o que tem de moradores hoje na cidade e na zona rural. Portanto, tratamento de água não é mais problema, teoricamente. O que é problema então?

ÁGUA EM CANDIOTA 4

Candiota tem problema de captação de água bruta tanto na sede quanto na Vila Operária. Na sede tem um projeto tramitando na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de uma adutora desde a prainha até uma das barragens que abastecem a localidade. Isso, quando efetivado, resolve o problema por 50 anos. Outro gargalo é a distribuição. Não há uniformidade de bitolas nas redes, bem como são antigas, muitas localidades não tem pressão suficiente e quando tem desabastecimento é um verdadeiro tormento. Há lugares que se demora até 48h para a normalidade voltar.

ÁGUA EM CANDIOTA 5

Pasmem, não há qualquer controle no abastecimento. Quem tem uma mansão com piscina e cinco banheiros, paga o mesmo de quem mora numa casa popular, numa franca e deliberada injustiça. O município, com quase 30 anos, ainda não instalou hidrômetros. Há estudos no mun­do inteiro atestando que a partir da hidrometria se tem uma redução no consumo de 50%. Imaginem o sistema trabalhando hoje com uma carga pela metade do consumo atual? Isso seria fator de qualidade, pois, como não se tem qualquer controle, no forte do verão as pessoas esbanjam água potável para tudo. Não se paga pelo esbanjo. Além disso, aquele vazamento na casa de alguém, segue ali, por anos, porque a conta não vem no fim de cada mês. Assim, falta água, pois o sistema não vence.

ÁGUA EM CANDIOTA 6

Ainda falando em hidrometria, com muita justiça e merecimento, redes de água potável estão sendo estendidas para a zona rural, especial­mente nos assentamentos. Contudo não tem controle desta distribuição, porque não há medição e, neste sentido, pode haver desperdícios e abusos, pois como não se tem hidrômetros, um produtor sem consciência pode muito bem encher açudes com água potável e ninguém vai ficar sabendo.

ÁGUA EM CANDIOTA 7

Por fim, historicamente, a inadimplência beira a casa dos 80%, ou seja, muito pouca gente paga água em Candiota – apesar de a maioria serem cobrados com taxa mínima, com exceção de alguns comércios e indústrias. Não há sistema que resista a isso. São quase R$ 2 milhões de déficit anualmente, ou seja, retirados do caixa único do município para serem aplicados no abastecimento. Água não precisa dar lucro, mas não pode dar prejuízo. Há uma falsa narrativa na cidade, que diz que primeiro se melhora o sistema para depois cobrar. Errado! Só com recursos é que é possível fazer melhorias e os hidrômetros, por exemplo, farão pagar mais quem gasta mais.

ROSEIRAS EM RECITAL

Promovido pela Pousada Chácara das Roseiras e Curandeira, acontece neste sábado (7), a partir das 16h, na Pousada localizada na BR-293, Km 176, em Bagé, o primeiro Roseiras em Recital. Entre as atrações da data, está um recital de Lisandro Amaral e convidados; uma prosa (palestra) intitulada “Pecuária Gaúcha: uma trajetória de Carne, Pampa e Gente”, com Roberto Grecellé; um assado com degustação de carnes especiais do frigorífico Coqueiro, preparado por Roberto Grecellé e Raoni Lopes; chope O Bairrista; loja expressa Fina Estampa com La Jineteada. Os ingressos podem ser adquiridos na loja Fina Estampa Bagé – Rua Venâncio Aires, 34E, (53) 99954 1659; Barbearia Medianeira – Av. Marcílio Dias, 1399, (53) 3312 1770 ou (53) 99906 2125 e Sympla (venda on-line acessando o link no perfil).

PESQUISA EM BAGÉ

O jornal Folha do Sul publicou na sua edição impressa desta sexta-feira (6) uma pesquisa de opinião pública encomendada pelo veículo. Os candidatos Mainardi (PT) e Divaldo Lara (PTB) ficaram ri­gorosamente empatados com 31,9% cada um na pesquisa estimulada, ou seja, aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados ao pesquisado. Todos os demais quatro candidatos ficaram abaixo dos 3%. Será que vai ser acirrada a eleição na maior cidade da região?

CONDENADOS POR CRIME EM CANDIOTA

O tribunal do júri condenou nesta quinta-feira (5), em Bagé, os quatro acusados de terem assassinado no dia 9 de março de 2019, em plena praça Dario Lassance, no centro de Candiota, Leandro dos Santos Cardoso, de 29 anos, natural do estado da Bahia. O crime aconteceu na tarde de um sábado, no fim de semana que ocorria o Carnaval Fora de Época de Candiota, chocando a comunidade. Eles pegaram penas que variam de 14 a 16 anos de prisão em regime inicial fechado.

PMSB DE HULHA NEGRA

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Hulha Negra, o projeto de Lei (PL) nº 044/2020, que trata sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico do município (PMSB). O documento ha­via sido encaminhado pela Prefeitura de Hulha Negra após ser elaborado através de um convênio com a Fundação Nacional de Vigilância Sanitária (Funasa) e com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – esta atuando por meio de um termo de execução descentralizada. O projeto foi elaborado a partir de 2017 e, através da coordenação do Sistema de Apoio ao Saneamento Básico (SASB) junto a comitês – Executivo e Coordenador, atende aos princípios da política nacional de saneamento, resíduos sólidos, proteção aos recursos hídricos e promoção da saúde pública. A minuta institui a Política Municipal de Saneamento Básico, o Plano Municipal de Sanea­mento Básico e complementa, no que couber, a lei vigente nº 1299/2012, mento que institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).(PMGIRS).

Comentários do Facebook