QUALIFICAÇÃO

Parcerias garantem novo espaço para cursos profissionalizantes em Candiota

Prédio organizado para as futuras aulas já abrigou a Secretaria de Cultura e no momento está cedido ao Sindicato da Construção Civil Foto: J. André TP

Foi anunciado na semana passada pelo prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, parcerias e um novo local para a realização de cursos profissionalizantes através da Escola Técnica Mesquita. A administração municipal, juntamente com o coordenador do Sine, Maicon Borges, buscavam alternativas e uma nova estrutura para abrigar os cursos previstos, tendo em vista o local programado – a antiga Usina que abrigava o Centro de Formação Profissional de Candiota – ter sido furtado e depredado.

O Tribuna do Pampa, em matéria anterior veiculada, mostrou que grades, estruturas e telhas de aluzinco foram furtadas do prédio organizado anteriormente pela Cobrazil e que já estava pronto para receber novos alunos após o período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus que impede cursos presenciais.

A estrutura – antiga Usina Velha, ao lado do Centro Cultural – estava pronta para abrigar cursos profissionalizantes ministrados pela Escola Mesquita, por meio de um recurso enviado pela deputada federal Liziane Bayer no valor de R$ 200 mil para o projeto Você Decide e que iria beneficiar a comunidade.

Durante a transmissão ao vivo para anúncio de parcerias e novo espaço, o prefeito Adriano dos Santos esteve acompanhado, além de Maicon Borges, da representante da escola Mesquita em Candiota, Cristiane Leivas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias na Construção Pesada do Rio Grande do Sul (Siticepot), Isabelino Garcia e Daniel dos Santos.

O prefeito Adriano dos Santos lembrou que através da qualificação profissional, ocorreram mais de 400 formações de alunos, trabalhadores, mulheres que inclusive conseguiram o primeiro emprego. O gestor enfatizou que a parceria e união havia possibilitado um novo prédio para receber o curso de formação pela escola Mesquita, o prédio da antiga Secretaria de Cultura. O local está cedido para o Sindicato da Construção Civil.

Na ocasião, Isabelino Garcia disse estar feliz em poder participar do processo para o curso e formação juntamente com a Prefeitura e o Sine. “A qualificação da mão-de-obra sempre foi o anseio do Sindicato. Tenho certeza que quem ganha é a população”, afirma.

O prefeito também destacou que o período de pandemia impede a realização de aulas presenciais, mas que se deve pensar no futuro. Pelo Sindicato, Daniel também foi positivo. “Acreditamos que logo isso vai passar e vamos nos preparando para quando a situação melhorar, estarmos prontos para trabalhar. Somos parceiros em termos de qualificação profissional”, manifestou.

Representando a escola Mesquita, Cristiane Leivas lembrou de parcerias pelo programa Jovem Aprendiz. “Tivemos retornos ótimos dos nossos jovens trabalhando nas empresas do município. Agora estamos com novo projeto, nesta fase mais com levantamento da demanda de cursos. Estamos trabalhando para pós-pandemia, recomeçar”, frisou.

Ao TP, Maicon Borges, que juntamente com o Executivo estava empenhado na busca pelo novo espaço, mostrou muita satisfação. “O momento é de felicidade. Antes fiquei triste com o ocorrido no prédio anterior, mas agora estou alegre, pois parcerias foram formadas e temos muitas conquistas previstas”, manifestou.

Parcerias e novo espaço foram anunciados em transmissão ao vivo Foto: Reprodução TP

* Com correções às 19h10 do dia 24/07/2020

Comentários do Facebook