FUTURO DA REGIÃO

Paulinho Parera afirma que o presidente Lula e o ministro de Minas e Energia têm compromisso com o tema do carvão

O representante da região no governo federal estará na próxima sexta-feira (26), em Candiota, fazendo uma palestra sobre a relação do governo Lula e o desenvolvimento regional

Paulinho Parera é o principal representante da região junto ao governo federal, em Brasília Foto: Divulgação TP

O ex-vereador de Bagé e atual secretário de Gestão e Normas da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do governo federal, Paulinho Parera, estará em Candiota na próxima sexta-feira (26), a convite dos comitês político e técnico do Polo Regional de Inovação Energética e Ambiental do Pampa.

Paulinho é um dos principais representantes da região junto ao governo federal e tem sido fundamental em ajudar na luta pelo carvão mineral nas esferas da União em Brasília. Na semana passada, a pedido da vereadora Luana Vais (PT), ele foi o responsável em agendar a audiência que tratou da Usina de Candiota (Fase C) junto ao Ministério de Minas e Energia (MME). Ele estará palestrando sob o tema ‘Governo federal e o desenvolvimento regional’, a partir das 14h, no Sindicato dos Mineiros, no centro da cidade. O evento é aberto ao público em geral.

COMPROMISSO – Em conversa com o TP na última semana, Paulinho falou sobre a audiência realizada na semana passada no Ministério de Minas e Energia (MME) e que reuniu diversas lideranças da região, além de muitos técnicos do Ministério.

Na ocasião, o debate foi em torno do futuro da Usina de Candiota (Fase C), mas também sobre o carvão mineral – uma das maiores riquezas da região, bem como, da chamada transição energética justa (TEJ). Como já referido em reportagem anterior, o encaminhamento para a Usina de Candiota, que tem seus contratos de energia vencendo em dezembro de 2024, é a aprovação de uma lei de transição semelhante ao que foi admitida em 2022 para o complexo Jorge Lacerda, em Santa Catarina.

Paulinho fez uma avaliação positiva da conversa desta quinta no MME. Ele afirmou que já se tem o compromisso do presidente Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com relação ao tema do carvão mineral e que será tratado com a devida importância que merece. “Essa é uma pauta muito importante não só para Candiota, mas para toda região. A posição do Ministério é de buscar somar esforços com as lideranças para garantir os empregos e que o tema do carvão seja sendo um instrumento de desenvolvimento da nossa região. Há comprometimento da pasta em construir uma legislação semelhante à Santa Catarina. Obviamente que é um movimento que precisa ser feito junto ao Congresso Nacional e aí entra o papel de articulação de todos nós para construir este projeto de lei. O MME está sensibilizado com o tema e irá trabalhar juntamente com todos nós para os encaminhamentos necessários”, contextualizou.  O representante do governo federal  ainda informou que uma nova reunião será feita daqui 30 dias, quando será relatado como andam as articulações junto aos parlamentares, especialmente da bancada gaúcha e também o que foi encaminhado internamente no Ministério de Minas e Energia.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook