ELEIÇÕES 2016

Questão nacional envolve pedido de impugnação de vice em Candiota

Gil Deison (D) se filiou ao PTB seis meses antes do pleito

Gil Deison (D) se filiou ao PTB seis meses antes do pleito Foto: Divulgação TP

O Ministério Público Eleitoral (MPE), à exemplo do que aconteceu em Hulha Negra, pediu a impugnação do candidato a vice-prefeito Gil Deison Pereira (PTB), na chapa encabeçada por Adriano dos Santos (PT).

A alegação do MPE é que o PTB nacional mudou seu estatuto após a minirreforma eleitoral, no tocante ao prazo de filiações. Antes, a lei eleitoral apontava um ano antes da eleição para estar filiado e depois da reforma ficou em seis meses. Segundo o MPE, esta mudança no estatuto petebista não foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Secretaria Jurídica do PTB nacional, em nota divulgada no mês passado, sustenta que não fez modificação estatutária e sim apenas uma adequação a legislação em vigor, baixando uma resolução neste sentido – no artigo que constava um ano foi passado para seis meses.  O PTB alega que o estatuto preconiza como regra o prazo mínimo de filiação e por isso não houve alteração.“Não configura alteração estatutária, mas mera adequação da norma interna. Diante da alteração da legislação eleitoral e levando em consideração a teleologia do dispositivo estatutário transcrito em 2 de março de 2016 foi editada a Resolução PTB/CEN Nº 78/2016, com vistas à adequação da norma interna aos ditames da Lei no 13.165/2015.”, assinala  nota.

Em conversa com o TP, o candidato Gil Deison se mostrou bem tranquilo em relação ao assunto e disse estar em contato com dirigentes nacionais do partido sobre o assunto. Conforme ele, vários candidatos do PTB no Brasil inteiro estão enfrentando esta mesma ação do MPE. “Fizemos tudo dentro da legislação, nos filiando seis meses antes e tendo a anuência do partido. O PTB nacional já está tratando desta questão junto ao TSE”, disse.

Contudo, Deison afirmou que dentro do prazo de sete dias (ele foi notificado na quarta-feira, 24) estará fazendo sua defesa junto ao Cartório Eleitoral de Bagé.

Comentários do Facebook