PARTIDOS

PDT de Candiota faz filiação importante e diz que não abre mão de concorrer à Prefeitura em 2024

Na última semana, o partido filiou o empresário e produtor rural Lucas Nunes de Souza, 40 anos, que afirma estar à disposição da sigla para qualquer desafio político-eleitoral

Vereador Guilherme Barão e o presidente da sigla, Wagner Pinto apresentaram o mais novo filiado Foto: J. André TP

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Candiota, que já governou a cidade de 1997 a 2000, se movimentou forte na última semana já mirando o cenário eleitoral de 2024. O presidente do partido, Wagner Pinto e o vereador Guilherme Barão, estiveram na redação do TP na manhã da última sexta-feira (3), acompanhados do produtor rural e empresário local, Lucas Daniel Nunes de Souza, que tinha acabado de se filiar à sigla (ver sua pequena biografia no quadro). O ato de filiação aconteceu na quinta passada (2), no Restaurante e Churrascaria Paim, às margens da BR-293.

A filiação de Lucas não significa que ele será o candidato, porém, segundo Wagner indica, e isso é decisão tomada, o PDT candiotense terá uma chapa majoritária para concorrer nas próximas eleições. “O PDT já havia definido que concorreria, a vinda do Lucas só reforça isso. Não somos puxadinho de ninguém”, enfatiza Wagner.

Eufórico com a nova aquisição, o vereador Guilherme destaca que a vinda do empresário do agronegócio fortalece muito o partido. “Lucas é uma pessoa que agrega demais, tem ideias inovadoras e isso que nos levou a fazer esforços para trazê-lo ao partido. Se ele será ou não nosso candidato, isso vai depender de uma construção coletiva interna nossa”, afirmou o parlamentar, indo além. “Tínhamos um cenário onde alguns davam o PDT como morto, mas o partido está aí para recuperar o seu espaço e se consolidar como a terceira força política do município”.

O presidente pedetista ainda promete novas filiações para o próximo mês de abril, quando o partido estará em eleições internas.

QUEM É LUCAS – Quando seu pai locou caminhões lá de Ernestina (no Noroeste gaúcho, próximo a Passo Fundo) para um conhecido que já plantava soja em Candiota, Lucas veio conhecer a região. Na época ele era estudante de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF). “Peguei um pouco desta terra nas mãos e disse, aqui vou fazer minha vida”. E assim fez em 2007, quando arrendou propriedades no entorno do assentamento Santa Lúcia. Hoje, Lucas é forte produtor de soja local, tendo adquirido campos próprios na região do Passo do Tigre e também no Santa Lúcia, além de seguir com arrendamentos.

“Eu quero participar porque aqui é o meu lugar, onde escolhi para fazer minha vida” Foto: J. André TP

O produtor rural também se tornou empresário urbano, tendo a franquia das lojas Havaianas (confecção) em Bagé e já projetando abrir uma loja em Pelotas.

Ele já teve passagem pela política, quando foi o vereador mais novo eleito na sua cidade natal, com apenas 18 anos, tendo concorrido em 2012, também em Ernestina, a vice-prefeito e não sido eleito. Em ambos os cargos concorreu pelo Partido Progressista (PP).

Lucas é casado com Graziela e pai de três meninas (15 anos, 4 e 1 ano e meio).

À DISPOSIÇÃO – Aos 40 anos e se dizendo enraizado em Candiota, ele entende que chegou o momento de participar mais ativamente da vida do município, que, segundo o produtor, lhe deu tantas oportunidades de crescimento. “Eu quero participar porque aqui é o meu lugar, onde escolhi para fazer minha vida”, disse.

A escolha pelo PDT foi por uma questão familiar, pois o avô já falecido foi um brizolista fervoroso. “O partido me abriu o espaço. Não sou um oportunista, estou aqui há muito tempo. Vejo como uma oportunidade para contribuir. Estou à disposição do partido para encarar a tarefa que me for dada”, declara.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook