
Equipamentos para o funcionamento da agroindústria já foram entregues pela Prefeitura Foto: Divulgação TP
A localidade do Assentamento da Reforma Agrária Nossa Senhora da Glória, em Pedras Altas, contará em breve com uma agroindústria para a produção de panificados. Denominada como Bom Gosto e de propriedade familiar, a padaria conta com a orientação da Emater e Secretaria de Agricultura do município.
O jornal Tribuna do Pampa conversou com a proprietária da Bom Gosto, Marlene Alexandre. Ela contou que a padaria teve início no ano de 2013, mas com a construção do prédio, as condições financeiras impossibilitaram a compra dos equipamentos necessários para dar continuidade a fabricação dos alimentos. “Devido a documentação necessária ainda não estar finalizada, a venda dos produtos só é possível para a comunidade. Com o auxílio de verba originária da Consulta Popular, além de já termos conseguido adquirir o maquinário essencial, poderemos expandir os negócios e vender os produtos para comércios locais e até mesmo para outras cidades”, explica Marlene, contando que serão fabricados pães, bolachas, bolos e doces.
A Extensionista Técnica Social da Emater do município, Rozana Moraes contou ao TP que quando assumiu a função em 2018, ficou sabendo da iniciativa e procurou as produtoras para saber se desejavam dar seguimento no trabalho. “Encontrei duas mulheres muito desmotivadas e desacreditadas. Não queriam fazer mais nenhum esforço. Aos poucos fui conversando e estudando as possibilidades”, conta.
Rozana explicou ter encaminhado a documentação para a inclusão da padaria no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), e em uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), sugeriu a inclusão da Bom Gosto para ser beneficiada na compra dos equipamentos.
Recentemente, a Prefeitura de Pedras Altas, através do prefeito Bebeto Perdomo e a extensionista Rozana acompanharam a chegada dos equipamentos da futura agroindústria. Na ocasião, Bebeto Perdomo lembrou que apesar dos avanços na legislação das agroindústrias, ainda é necessário avançar em muito no apoio e no incentivo aos agricultores familiares. “Quero dar os parabéns para o nosso grupo de trabalho e lembrar da importância das pessoas participarem da Consulta Popular, que está dando a viabilidade financeira de R$ 51.814,2 para a implantação da agroindústria. O trabalho da nossa Emater foi incansável na
operacionalização da aquisição dos equipamentos. A concretização dessa agroindústria vai agregar valor a produção, transformar o local aonde ela acontece e vai ser fundamental para o desenvolvimento”, lembrou o prefeito.
Marlene finaliza relembrando as palavras ditas pelo prefeito da cidade “O prefeito Bebeto falou para mim que ele iria fazer de tudo para conseguirmos encaminhar a padaria, e hoje a primeira parte já está certa”, destaca. Ela também agradeceu o apoio da Emater. “Agradeço muito a Rozana Moraes e o Sérgio Furtado que deram os primeiros passos para que nós conseguíssemos”, destaca.