CAPACITAÇÃO

Pedrasaltense participa de etapa nacional do programa CNA Jovem

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Paula participou de uma oficina promovida pelo MBL para aprender sobre tramitações de uma nova lei dentro do congresso. O grupo foi separado por partido, oportunidade em que a jovem participou do “Agora” Foto: Divulgação TP

O CNA Jovem, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que por meio de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) pode descobrir potenciais de liderança na juventude rural, conta com uma finalista da cidade de Pedras Altas.

Paula Hofmeister tem 26 anos e é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Teve como inspiração a propriedade do pai e dos vizinhos para fazer um projeto que desmistifica a ideia de que o produtor rural é um inimigo do meio ambiente. No estudo, ela apresenta alternativas de baixo custo para ajudar o produtor a valorizar sua vocação natural.

Conforme Paula explicou ao TP, na etapa EAD eram disponibilizadas tarefas para serem discutidas e na etapa estadual ela foi desafiada a criar algo com que quisesse trabalhar. “O meu título foi ‘Desmistificar as ações negativas do agro’ e como sou engenheira Ambiental e Sanitarista, além de produtora rural, sei os anseios dos produtores em relação às questões ambientes e também sei o quanto são destorcidas as notícias que chegam para pessoas na cidade que não tem noção nenhuma de campo. Minha ideia é conscientizar os produtores em relação às leis ambientais e levar até a cidade as verdades e os depoimentos de produtores, afinal, ninguém quer melhor o meio ambiente do que aquele que trabalha e tira seu sustento dele”, explicou a profissional.

Paula Hofmeister

Questionada acerca de que forma o ingresso no programa mudou sua vida, Paula, que também possui uma empresa de consultoria ambiental voltada para as propriedades rurais, faz referência à visão de mundo, propósitos de vida e metas. “Profissionalmente minha visibilidade já está maior e a minha relação com o produtor também melhorou, pois eles conseguem me ver como aliada quando o tema é meio ambiente. Acredito que para o município seja bom ter uma participante na etapa nacional, mostrando que mesmo sendo pequena e possuindo dificuldades de estrutura, nossa população tem muita qualidade, além de mostrar que tem jovens atuando no município, bem como a grandeza e força da nossa agropecuária”, afirma Paula.

Na etapa nacional, a jovem de Pedras Altas já participou de um coquetel de abertura com uma palestra com Cristiano Muller, o 16° brasileiro a chegar no topo do Everest, uma oficina para aprendizagem sobre as tramitações de uma nova lei dentro do Congresso, além de uma visita guiada ao próprio Congresso Nacional.

CNA JOVEM – Por meio da capacitação do Senar, pode descobrir potenciais de liderança na juventude rural. Pelas mudanças que o mundo passa, logo sairão de cena as lideranças que construíram a robustez do setor do agropecuário. O CNA Jovem começou com uma iniciativa nacional e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade em todo país. É voltado para brasileiros com perfis de espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos e formação técnica ou superior. Os interessados têm a oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o agro brasileiro, além de ter acesso às lideranças de referência na sociedade.

A entrada no programa se dá pelo ingresso dos jovens em um curso à distância de Liderança Empreendedora. Ao concluir o curso, os participantes estão habilitados a participar da etapa estadual – primeira fase presencial, dividido em três encontros.

Entre os participantes da etapa estadual, três jovens são selecionados para a etapa nacional, que é o ponto culminante do programa, dividido em quatro encontros presenciais. Ela reúne os melhores potenciais de liderança de todos os estados brasileiros.

Por fim, ao final todos os participantes dessa última etapa passam a integrar a Rede CNA Jovem e continuam as discussões, afim de que os membros criem e trabalhem propostas inovadoras para o avanço do setor agropecuário.

REDE CNA JOVEM – A Rede agrega todos participantes das etapas presenciais do Programa. Com os objetivos de criar um espaço de intercâmbio entre os participantes do Programa no Brasil inteiro e permitir que os jovens criem e trabalhem em propostas inovadoras para o avanço do setor, ela foi organizada com base nas cinco áreas de foco (institucional, sindical, educacional, empresarial e político-partidária), e também na sucessão, que é transversal a todas.

Existem três níveis de envolvimento com a Rede: participante, membro e líder de área de foco. As atividades da Rede funcionam em ciclos e cada ciclo possui um objetivo específico. Propostas de projetos inovadores para as áreas de foco, rodadas de webinars, congressos virtuais, oficina de geração de ideias inovadoras para superação de desafios complexos e estudo para implementação de observatórios são exemplos de ações trabalhadas em ciclos na Rede.

Comentários do Facebook