EDUCAÇÃO

Pinheiro Machado está muito próxima de ter um polo da Universidade Aberta do Brasil

Prefeitura já está fazendo pesquisas de demanda para implantação de cursos de nível superior

Escola Manuel Prisco vai sediar a UAB em Pinheiro Machado Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Em duas ocasiões na longa história de Pinheiro Machado (em maio completa 143 anos), a cidade experimentou ter ensino superior. A primeira iniciativa durou até meados da década de 2000, quando a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) mantinha cursos na área de Educação no município. Depois, em 2010, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inaugurou um campus, tendo formado uma única turma na área ambiental. Ambas as experiências, bem sucedidas, diga-se de passagem, foram com curso na modalidade presencial.

Assim, o sonho pinheirense de oferecer localmente universidade é há muito acalentado. O atual governo, desde a interinidade, no primeiro semestre de 2021, segundo a chefe de Gabinete do prefeito Ronaldo Madruga, a advogada Lóren Pinto Ferreira, vem atuando muito forte para viabilizar este acesso à comunidade. Ela falou com exclusividade e pela primeira vez a um veículo de comunicação, falou sobre o andamento da implantação.

Prefeito Ronaldo Madruga Foto: Divulgação TP

DEMANDA – Na última semana começou a circular uma espécie de enquete nas redes sociais a cerca do interesse dos pinheirenses sobre um curso de Pedagogia na modalidade Ensino à Distância (EAD). Esta semana a proposta foi republicada, mas desta vez nas páginas oficiais da Prefeitura , inclusive as pessoas interessadas precisam preencher um formulário.

O TP foi atrás para saber mais detalhes sobre a novidade, quando descobriu que a cidade está muito próxima de receber um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Na região, Hulha Negra já possui uma unidade desde 2007 e Candiota está pleiteando também um polo. Veja no quadro como funciona a UAB.
Conforme Lóren, a enquete já é uma pesquisa de demanda encomendada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que é uma das parceiras do futuro polo pinheirense, além da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que será a mantenedora, e o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) de Pelotas. “Como se pode ver são parcerias com instituições renomadas e de altíssima qualidade”, aponta ela.

Esta semana também está sendo lançada uma nova pesquisa de demanda para um curso de pós-graduação na área de Gestão Pública, que, conforme Lóren, não vai atender apenas Pinheiro Machado, mas vários municípios da região.

A pesquisa de Pedagogia encerra nesta quarta-feira (23), porque a FURG se prepara para que o curso seja ministrado já no primeiro semestre do ano que vem.

Chefe de Gabinete
Lóren Pinto Ferreira Foto: Arquivo Pessoal/Especial TP

VISTORIA – Conforme Lóren, tudo está encaminhado, inclusive os parceiros já estão demandando o futuro polo porque ele já está inscrito na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o órgão do Ministério da Educação que decide e avalia sobre a criação de novos polos da UAB.

A chefe de Gabinete lembra que durante todo o ano de 2021, durante cerca de quatro idas à Brasília, esta pauta foi tratada, inclusive com a reunião de documentos. “Corremos muito atrás e graças a Deus estamos muito próximo da efetivação”, destaca, frisando que agora apenas falta uma última vistoria da Capes junto as dependências da escola municipal Manoel Prisco, onde vai funcionar o novo polo.

COORDENAÇÃO – A futura instituição já possui uma coordenadora definida e se trata da professora Ana Luísa Fernandes. Ela disse ao TP, que é muito gratificante ter sido escolhida para estar à frente da coordenação do Polo UAB Pinheiro Machado. “Estamos caminhando para proporcionar aos jovens e adultos uma educação a nível superior de qualidade. É um desafio que com certeza se concretizará e será executado com todo carinho e profissionalismo que merece”, assinalou.

Professora Ana Luisa vai coordenador o Polo Foto: Arquivo Pessoal/Especial TP

PREFEITO – Com retorno às atividades de prefeito nesta quarta-feira, pois estava em férias, Ronaldo atendeu ao jornal e reforçou que esta era uma proposta de governo e que desde que ele estava como interino estava sendo perseguida.

Ronaldo lembra que Pinheiro Machado atende ao requisito geográfico, pois o Polo de Hulha Negra está a mais de 50km. “Formalizamos toda a documentação necessária e já temos as parcerias. Essa não é uma conquista do prefeito, e sim da comunidade. Essa não é uma política de governo e sim de Estado, que precisa vir para ficar”, ponderou.

Em Hulha Negra, polo UAB está junto ao ginásio Carochão Foto: Arquivo TP

O que é a UAB

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior (IPES) a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância (EAD).
O sistema foi criado em 2005 e instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, sendo gerenciado pela Capes.

Tem como proposta formar gestores, professores e profissionais da educação em temas e conteúdos que perpassam a educação, tais como diversidade, gestão, direitos humanos, educação inclusiva, educação ambiental, saúde e escola, dentre outros. É um sistema que contribui para universalização da educação, acesso ao ensino superior, formação e requalificação de professores, através da interiorização do ensino. O primeiro edital de chamada pública para seleção de polos superiores de apoio da UAB foi publicado em 2005 e muitos desses polos começaram a ser instalados no ano de 2007.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook