SEMANA FARROUPILHA

Pinheiro Machado fará a distribuição da Chama Crioula para a 21ª RT

Oito municípios da 21ª Região Tradicionalista participarão da cerimônia

Em Pinheiro, cerimônia de chegada da chama crioula ocorreu na praça central da cidade Foto: Divulgação TP

Nesta quarta-feira (6) ocorre em Pinheiro Machado, a distribuição da centelha da Chama Crioula aos outros oito municípios que integram a 21ª região Tradicionalista (RT) – Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório e Piratini.

A cerimônia de distribuição que está marcado para às 14h, em frente a pira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O percurso terá início, na primeira volta, no Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves e seguirá até a Avenida Álvaro Chaves, em direção à Avenida Mario Simões Lopes. A partir daí, os cavalarianos dobram na rua Nico de Oliveira, continuando até a esquina com a rua Catulino Dutra. O trajeto segue até a rua Dutra de Andrade, indo novamente à esquina com a avenida Mario Simões Lopes, onde ocorrerá a segunda volta.

Para a mesma data, às 9h, está programada, por parte da Prefeitura, uma homenagem pelos 70 anos de fundação do Centro Cacimbiense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves e para as 21h, um baile com entrada franca no CCTG com Darlam Pereira.

 

CHEGADA DA CHAMA

 

Cabe lembrar que o município recebeu a Chama Crioula no dia 27 de agosto, quando cavalarianos foram recepcionados por autoridades, entidades tradicionalistas e comunidade. Na ocasião, ao fazer uso da palavra, o prefeito Ronaldo Madruga agradeceu a todos que participaram da busca da Chama, enfatizando que só foi possível alcançar recursos para o grupo, devido ao município estar com as contas em dia. Ele também destacou que a distribuição se daria através de muitas mãos. “Além da emenda, colocamos a disposição da Busca da Chama, veículos do município. Será um marco para Pinheiro Machado”, destacou o gestor, acrescentando que em comemoração aos 70 anos do CCTG Lila Alves, o município contará com dois shows, sendo um nesta quarta-feira (6), com Darlan Pereira e outro no dia 17 de setembro, com Lisandro Amaral. “Ambos shows serão gratuitos para a população. Agradecemos a toda patronagem do CCTG, todo o pessoal que fez o esforço pra busca da chama e que a gente possa propagar ainda mais e fortalecer a tradição gaúcha, porque essa história não pode morrer, tem que permanecer viva no coração do Rio Grande”, completou.

O cavalariano José Delmar Pinheiro, representante dos organizadores pela busca da Chama Crioula, ao fazer uso da palavra agradeceu a todos que participaram neste ano da Busca da Chama. “Agradeço aos companheiros de estribo, ao pessoal da cozinha, ao pessoal do apoio. Todos enfim que nos visitaram. Este ano como era um projeto maior, tivemos algumas dificuldades, mas graças a Deus todas elas sanadas. Foi difícil, mas não foi impossível. Neste ano aconteceram coisas que não tinham acontecido há 42 anos, no trajeto da busca para nosso município. Nosso município digo eu, porque considero também Pinheiro Machado a minha terra. Aqui vivi graças a Deus por muitos anos e aqui permaneço buscando essa chama para o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas, CCTG Lila Alves e para o município de Pinheiro Machado”, enfatizou Delmar.

O vice patrão do CCTG Lila Alves, Eduardo Martins, também agradeceu a todos participantes da busca e enfatizou que o grupo de 43 cavalarianos e o grupo de apoio, se tornaram uma família. “Nosso município irá promover um evento grandioso, pois a busca da Chama Crioula neste ano será estadual. Agradeço ao Neider, ao Jerson e José Delmar que aceitaram o nosso convite ano passado e ao vice-prefeito Rogério que embarcou nessa jornada com nós, quando fomos em Herval e conseguimos esse acendimento pra nós e hoje estamos aqui. Durante os 10 dias houve muita união do grupo e é esse o sentido do tradicionalismo”, completou.

 

 

PEDRAS ALTAS

Cavalarianos de Pedras Altas partiram em busca da chama em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Da região do TP, Pedras altas também busca a chama em Pinheiro Machado. De acordo com a Secretaria de Cultura, a busca da chama será na cidade pinheirense. Um grupo de cavalarianos, coordenados pelo CTG Sentinela de Pedras Altas, por meio do patrão André Porto Ferreira, saiu em direção a Terra da Ovelha no início da manhã desta terça-feira (5). A frente, com a bandeira do Rio Grande do Sul, o vice-patrão Zé Belles, com a do Brasil, Adilson Porto, com a da 21ª RT, Emílio machado, de 13 anos, do CTG Sentinela de Pedras Altas, patrão André Porto e a do município, Luiz Adriano. A estimativa é de que no retorno, cerca de 80 cavalarianos componham o grupo.

Uma programação deverá ocorrer a partir do dia 14 de setembro. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores e Vereadoras destinaram, juntas, quase R$ 60 mil, sendo R$ 5 mil do Legislativo para a realização dos festejos farroupilhas.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook