LUTO

Pinheiro Machado se despede de José Moacir da Silva, o Barbicha

Barbicha faleceu aos 81 anos Foto: Arquivo familiar/Especial TP

Faleceu aos 81 anos, neste domingo (10), José Moacir da Silva, conhecido na comunidade pinheirense como Barbicha.

O bancário aposentado sempre foi muito ativo e querido em Pinheiro Machado, juntamente com sua companheira de uma vida toda, dona Celeste.

O sobrado localizado na esquina das ruas Nico de Oliveira com Gervásio Tavares, próximo ao ginásio municipal, onde morava e onde faleceu sereno e em paz – como contou o filho Lúcio, foi palco de muitas reuniões políticas e foi a sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em várias ocasiões. Barbicha foi um dos líderes petistas locais, tendo sido candidato a vereador e vice-prefeito, bem como, foi secretário de Saúde.

A Prefeitura de Pinheiro Machado decretou luto oficial de três dias na cidade.

TRAJETÓRIA

Natural de Arroio Grande, Barbicha veio para Pinheiro Machado quando tinha apenas 7 anos, após a morte do seu pai. Foi criado, ele e uma irmã (Zilda), por um tio, o Sargento João, como era conhecido.

Em 1968 se casou com dona Celeste, completando em 2018, 50 anos de união e amor.

Iniciou sua carreira profissional no Sindicato Rural de Pinheiro Machado por causa de sua habilidade futebolística, jogava como ponta direita. Depois trabalhou no Unibanco em Pinheiro e Bagé. Por fim, passou num concurso da Caixa Econômica Estadual em 1971 onde exerceu todas as funções administrativas, inclusive a gerência e se aposentou em 1992.

Barbicha era um torcedor fervoroso do Internacional e também foi músico antes de se casar, sendo cantor e baixista da lendária banda The Jesters.

O corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Municipal de Pinheiro Machado e o sepultamento está marcado para a manhã desta segunda-feira (11), às 10h.

Barbicha deixa a esposa Celeste, os filhos Lúcio e Flávio, as noras Márcia e Daniela e os netos Murilo e Heitor.

 

Comentários do Facebook