Planejado pela necessidade de reorganização das atividades pedagógicas durante o período de realização das atividades não presenciais, devido a Covid-19, um Plano Pedagógico de Ação Emergencial foi elaborado pela Secretaria de Educação de Hulha Negra e apresentado recentemente, em plenário na Câmara de Vereadores.
Conforme repassado ao Tribuna do Pampa pela coordenadora pedagógica da Smec, Silene Comin, o documento registra todas as etapas e ações necessárias para reorganizar os tempos, espaços, objetivos, recursos e estratégias inicialmente pensados para o ano letivo 2020, de forma a assegurar um padrão de qualidade. De uma forma geral, o documento mostra como estão sendo realizadas as aulas, contato com alunos e familiares, avaliações e formação de professores.
DIAGNÓSTICO – Segundo o Plano, foram realizadas pesquisas por meio dos grupos de mensagens, e contato telefônico, a fim de estabelecer quais recursos os estudantes e suas respectivas famílias disponibilizavam para a oferta de atividades não presenciais e quais as modalidades de acesso. Uma segunda pesquisa impressa foi entregue, com questionamentos a cerca de recursos e acesso, a fim de registrar os dados coletados. “As informações obtidas determinaram a impossibilidade da utilização de recursos tecnológicos, como forma de encaminhamento das atividades escolares, pois a imensa maioria das famílias não têm acesso a aparelhos ou a sinal de internet para receber e realizar as atividades”, resultou a pesquisa.
APRENDIZAGENS – Os conteúdos visam evitar o retrocesso de aprendizagem por parte dos estudantes e a perda do vínculo com a escola, o que pode levar à evasão escolar e ao abandono. O material foi elaborado a partir da BNCC, por meio de análise dos professores, supervisores e setor pedagógico da Smec.
ESCOLA/COMUNIDADE – Com o intuito de manter diálogo e contato com familiares e estudantes, orientando e esclarecendo sobre a situação de pandemia e a organização da instituição, as escolas criaram grupos de WhatsApp, além de disponibilizar os números de telefone da equipe gestora e professores regentes. Emails e redes sociais das escolas também foram utilizadas para divulgação de informações, primando pela simplicidade da linguagem.
FREQUÊNCIA – Conforme o Plano, também foi especificada a forma de monitoramento de participação do aluno no alo letivo. Ao contrário do habitual, a frequência do aluno não está sendo registrada no diário de classe, porém, está sendo acompanhada por meio da entrega e devolução das atividades e carga horária semanal já determinada no ano curricular.
CALENDÁRIO ESCOLAR – Para que a sequência das aprendizagens não seja prejudicada, foram inseridas em calendário, dias extras para entrega e postagem das atividades, que se materializa na proposta de reorganização do calendário, conforme permitido pela legislação educacional e a BNCC. “Nesse sentido, o ano letivo de 2020 foi reorganizado em dois períodos letivos: 1º semestre letivo de 2020, de 17 de fevereiro a 31 de agosto, e 2º semestre letivo, de 1º de setembro a 21 de dezembro. A carga horária mínima prevista em lei de 800 horas aulas para Educação Básica, será garantida, mediante a ampliação da carga horária semanal, com a manutenção de atividades domiciliares e remotas”, explica o Plano Emergencial.
PROFESSORES – Orientações e subsídios ao desenvolvimento das aulas também foi programado para os professores da rede municipal. A formação continuidade, realizada anualmente, foi mantida em formato remoto por meio de plataformas e meios digitais, com foco nas demandas e necessidades dos docentes no que diz respeito ao novo modelo de ensino.