EDUCAÇÃO

Plano Pedagógico de Ação Emergencial foi apresentado na Câmara de Vereadores de Hulha Negra

Plano Pedagógico foi exposto durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores Foto: Divulgação TP

Planejado pela necessidade de reorganização das atividades pedagógicas durante o período de realização das atividades não presen­ciais, devido a Covid-19, um Plano Pedagógico de Ação Emergencial foi elaborado pela Secretaria de Educação de Hulha Negra e apre­sentado recentemente, em plenário na Câmara de Vereadores.

Conforme repassado ao Tri­buna do Pampa pela coordenadora pedagógica da Smec, Silene Comin, o documento registra todas as etapas e ações necessárias para reorgani­zar os tempos, espaços, objetivos, recursos e estratégias inicialmente pensados para o ano letivo 2020, de forma a assegurar um padrão de qualidade. De uma forma geral, o documento mostra como estão sendo realizadas as aulas, contato com alunos e familiares, avaliações e formação de professores.

DIAGNÓSTICO Segundo o Plano, foram realizadas pesquisas por meio dos grupos de mensagens, e contato telefônico, a fim de estabelecer quais recursos os estudantes e suas respec­tivas famílias disponibilizavam para a oferta de atividades não presenciais e quais as modalidades de acesso. Uma segunda pesquisa impressa foi entregue, com questionamentos a cerca de recursos e acesso, a fim de registrar os dados coletados. “As informações obtidas determinaram a impossibilidade da utilização de recursos tecnológicos, como forma de encaminhamento das atividades escolares, pois a imensa maioria das famílias não têm acesso a aparelhos ou a sinal de internet para receber e realizar as atividades”, resultou a pesquisa.

APRENDIZAGENS Os conteúdos visam evitar o retrocesso de apren­dizagem por parte dos estudantes e a perda do vínculo com a escola, o que pode levar à evasão escolar e ao abandono. O material foi elaborado a partir da BNCC, por meio de análise dos professores, supervisores e setor pedagógico da Smec.

ESCOLA/COMUNIDADE Com o intuito de manter diálogo e contato com familiares e estudantes, orien­tando e esclarecendo sobre a situação de pandemia e a organização da insti­tuição, as escolas criaram grupos de WhatsApp, além de disponibilizar os números de telefone da equipe ges­tora e professores regentes. Emails e redes sociais das escolas também foram utilizadas para divulgação de informações, primando pela simpli­cidade da linguagem.

FREQUÊNCIA Conforme o Plano, também foi especificada a forma de monitoramento de participação do aluno no alo letivo. Ao contrá­rio do habitual, a frequência do aluno não está sendo registrada no diário de classe, porém, está sendo acompanhada por meio da entrega e devolução das atividades e carga horária semanal já determinada no ano curricular.

CALENDÁRIO ESCOLAR Para que a sequência das aprendizagens não seja prejudicada, foram inseri­das em calendário, dias extras para entrega e postagem das atividades, que se materializa na proposta de reorganização do calendário, con­forme permitido pela legislação educacional e a BNCC. “Nesse sentido, o ano letivo de 2020 foi reorganizado em dois períodos leti­vos: 1º semestre letivo de 2020, de 17 de fevereiro a 31 de agosto, e 2º semestre letivo, de 1º de setembro a 21 de dezembro. A carga horária mínima prevista em lei de 800 horas aulas para Educação Básica, será garantida, mediante a ampliação da carga horária semanal, com a manutenção de atividades domici­liares e remotas”, explica o Plano Emergencial.

PROFESSORES Orientações e subsídios ao desenvolvimento das aulas também foi programado para os professores da rede municipal. A formação continuidade, realizada anualmente, foi mantida em formato remoto por meio de plataformas e meios digitais, com foco nas de­mandas e necessidades dos docentes no que diz respeito ao novo modelo de ensino.

Comentários do Facebook