POLÍTICA

Por dentro dos Legislativos

PINHEIRO MACHADO
* O vereador Fábio Dias (PSDB) pediu que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), recoloque as placas de sinalização ao longo da BR-293 na Vila Umbus, entre os kms 125 e 126. Também para a localidade pediu que a Prefeitura instale uma lâmpada próximo ao ginásio para as pessoas fazerem caminhadas e se faça um roçado na área. Pediu ainda a colocação de uma placa de Pare na saída da localidade.
* O vereador e presidente da Câmara, Fabrício Costa (PSB) pediu que a Prefeitura informe quanto o município arrecadou em 2020 com multas de trânsito. Ele disse que de posse desse dado é possível projetar investimentos nesta área, já que os recursos arrecadados devem ser destinados nesse sentido.
* A vereadora Laura Ratto (MDB) pediu que o Executivo nomeie o quanto antes um novo servidor responsável pelo recolhimento de animais de grande porte na cidade. Ela pediu atenção na lagoa de estabilização do Matadouro Municipal. Segundo Laura, animais, especialmente caninos, estão caindo no local e morrendo, pois fica impossível o resgate.
* O vereador Mário Tadeo (MDB) solicita que a Prefeitura faça manutenção e limpeza na quadra de areia ao lado do ginásio municipal, pois, segundo ele, muita gente utiliza o local para caminhadas e prática de esportes. O vereador ainda relatou que ajudou a construir e instalar uma lixeira no Corredor das Tropas, na zona rural. Contudo, as pessoas tem atirado o lixo do lado e não dentro da lixeira.
* O vereador Cássio Câmara (Progressistas) está propondo a criação do Fundo Municipal de Iluminação Pública.
* A vereadora Elizete Baldez (Progressistas) pediu providências para conter os constantes alagamentos na casa localizada na rua Pedro Arnaldo Sarubbi, 887. Ela mostrou fotos da situação difícil que essa família atravessa quando chove.
* O vereador Vilsinho (Progressistas) propõe que a Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, coloque lixeiras ao longo das grandes avenidas da cidade. Ele ainda implorou para o conserto de esgoto próximo a sua casa na rua Humaitá, que, segundo ele, já foi mexido três vezes, mas que não se resolve.
* A vereadora Magda Afonso (PDT) propôs a instalação de placas indicativas com as localidades nos entroncamentos na zona rural. Segundo a parlamentar esta medida simples é de muito valor, facilitando para que as pessoas não percam tempo, pois mesmo com GPS fica difícil as localizações no interior.

HULHA NEGRA
* As indicações dos vereadores da Câmara estiveram voltadas a Secretaria de Obras. Getúlio Porto (PDT) solicitou obras de patrolamento e encascalhamento no Corredor dos Cardoso. Hugo Teixeira (PT) fez indicações de patrolamento e encascalhamento no Corredor do Zeca Cavalheiro, Corredor do Osmar Cavalheiro, no Assentamento Nova União, Assentamento Palmeiras, Assentamento Banhado Grande, Assentamento Passo do Salso até as Quatro Bocas e Assentamento Santa Elmira. Tanira Ramos (PTB) solicitou obras de patrolamento e encascalhamento nas estradas da Serra da Hulha e Quebracho e rua Oscar Porto, no Bairro Floresta.
* Getúlio Porto também pede a contratação de fonoaudiólogo para atuar na Secretaria de Saúde.
* A reposição da tampa da caixa d’água localizada no Assentamento Che Guevara foi solicitado pelo vereador Hugo Teixeira.
* Tanira Ramos também pediu ao Executivo a instalação de lombada redutora de velocidade na rua Serafim dos Santos, nas proximidades da residência nº 573.
* O progressista Diego Rodrigues pede a realização de poda nas árvores da rua Sabino Loguércio, nas proximidades da residência da moradora Carla e a limpeza nas valas em todas as ruas da Sede do Município. O vereador também solicitou envio de requerimento a empresa de telefonia Claro para que seja feita a limpeza no pátio ao redor da antena localizada na rua Laudelino da Costa Medeiros.
* Jorge Coelho, o Coruja (PDT) indica a limpeza nas bocas de lobo de todas as ruas da Sede do Município.

CANDIOTA
* O vereador Dieguinho Lima (MDB) está requerendo a realização no dia 10 de maio, de uma sessão especial para que se debata o Lúpus – um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico humano produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente e que ataca especialmente mulheres jovens. Segundo o vereador, esta é uma doença que acomete mais de 15 candiotenses, e apesar de não ter cura, possui tratamento contínuo, sendo a cloroquina um dos medicamentos usados – fármaco que se ficou famoso nos últimos tempos porque se cogitou que poderia ser preventivo contra o novo coronavírus, mas que neste caso não teve comprovação científica. O vereador disse que é importante este debate e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Em outro assunto, o vereador disse que as estradas de Seival, que estavam muito ruins, agora estão recebendo atenção, bem como a iluminação pública da localidade.
* A vereadora Luana Vais (PT) propôs em anteprojeto de lei, que o município adote como política pública, a participação popular nas decisões de governo. Ela propõe um modelo semelhante ao que ela coordenou no governo passado, citando diversas conquistas populares neste sentido, como a praça da João Emílio, pavimentações, saneamento, entre outras. Ela parabenizou o PT pelos 41 anos de fundação e pediu que a Prefeitura pressionasse os governos estadual e federal por mais vacinas. Além disso, Luana disse que foi procurada por pessoas que adquiriram terrenos para moradia no governo anterior, dizendo que está preocupada com os encaminhamentos dados até agora neste sentido pelo novo governo.
* A vereadora Hulda Alves (MDB) comemorou que a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) teve renovado o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). Isso viabiliza a operação da Emater/Ascar.
* Os vereadores Hulda Alves e Gildo Feijó (ambos do MDB) e Guilherme Barão (PDT), parabenizaram a escola estadual Dario Lassance pelos seus 67 anos de fundação.
* O vereador Gildo Feijó afirmou que a perturbação sonora diminuiu no centro da cidade, mas que ainda é possível ouvir na madrugada gente desafiando a lei, assinalando que está atento ao assunto. Ele também pediu que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara faça uma visita ao Aterro Sanitário da Metade Sul e fiscalize o local, porque, segundo ele, a comunidade da sede do município está muito incomodada com o mau cheiro. “A população de Candiota não merece este tipo de situação desagradável. É necessário uma solução”, disse.
* O vereador Guilherme Barão (PDT) reivindicou a instalação da parada de ônibus, que conforme ele, já está comprada desde o governo anterior, na comunidade União – entre a São Simão e João Emílio. Guilherme disse que os moradores pedem apenas a terraplenagem, sendo que eles mesmos se oferecem para instalar. Ainda, o vereador pede que o local tenha recolhimento de lixo nos dias como as demais localidades urbanas.
* O vereador Danilo Gonçalves (PT) reclamou que os moradores da comunidade rural Santo Antônio estavam sem água há vários dias e que não estavam conseguindo contato com a Prefeitura. Neste sentido pediu que tivesse um plantão aos fins de semana, afirmando que água é algo muito sério. O vereador disse que a ponte do Passo do Salso (do Getúlio) estava ainda precária e que o reparo não chegou. Parabenizou a Secretaria de Obras, que recuou na proposta de recolher o maquinário para fazer certificação e que agora, segundo ele, as máquinas estão sendo vistoriadas onde elas estão, ou seja, no interior do município.
* O vereador Ataídes da Silva (PT) afirmou que os assentamentos federais de Candiota não estão conseguindo retirar novos talões de produtor porque o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não está renovando os termos de concessão de uso das terras.

PEDRAS ALTAS
* A vereadora Viviane Veca (Progressistas) fez uma indicação ao Executivo para que seja feito um estudo para a construção de uma pracinha com brinquedos para as crianças no pátio do posto de saúde do São Diogo.
* Mário Teixeira de Mello (PT), solicitou, através da secretaria responsável, ações nas estradas. Ele pediu que seja providenciado o patrolamento e encascalhamento do acesso a propriedade denominada Estância do Paredão, no São Diogo.
* Elenice Mendes da Silva (PT), solicitou a instalação de uma tela ao redor da cisterna da Escola Eunil Elias dos Santos de uma cerca no entorno da sede do Assentamento Bom Viver. A vereadora também solicitou um estudo para viabilizar uma forma de transporte coletivo aos moradores da localidade da Solidão.

Comentários do Facebook