Por dentro dos Legislativos – Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 5 de junho de 2023

GILDO FEIJÓ (MDB) – Pediu providências, a exemplo do vereador Adriano Revelante (MDB), para iluminação e melhorias na rua Evaristo Fagundes Soares, a chamada Rua do Carvão. O patrolamento e encascalhamento já foi feito. Há também problemas de descarte de lixo irregular ao longo da rua. Também, outro local com lixo irregular apontado pelo vereador é próximo a CRM, em direção aos assentamentos. Por fim, elogiou a secretária de Meio Ambiente, Josuelen Duarte, a Jô, em relação ao Mirante do Básico.

GUILHERME BARÃO (PDT) – O vereador apelou para que a comunidade de Candiota e regional se envolva mais diretamente na luta para salvar a Usina de Candiota (Fase C). Guilherme classifica a situação como muito difícil e alerta para as conseqüências de um possível fechamento. Ele pede mais união de todos, como comerciantes e a sociedade civil. “Temos que falar da parte social, da miséria e do desemprego. Candiota pode se transformar na cidade do tinha. O comércio não vai sobreviver se não tiver emprego e renda. A Prefeitura não vai conseguir pagar a folha. Nosso papel é de alertar”, assinalou.

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – Destacou que se a descarbonização é uma imposição mundial, é necessário que haja equilíbrio e olhar as consequências sócio-econômicas para os locais atingidos com esse processo, como é Candiota. Fazendo um paralelo com a inauguração do Mirante do Básico, ele assinalou que muitas histórias foram relembradas ali, especialmente de pessoas que naquele local ganharam seu sustento em função do carvão mineral e que hoje se tornou um local de lazer. Neste sentido, também parabenizou a secretária Jô pelo comprometimento e criatividade.

ATAÍDES DA SILVA (PT) – Pediu que a Prefeitura tome providências para o cercamento da quadra de esportes da escola estadual 8 de Agosto, dizendo que também pediu para a Secretaria de Educação do RS (Seduc). Disse que é preciso evitar uma tragédia no local, pois ele mesmo já tomou um susto, quando passava pela estrada e uma criança veio atrás de uma bola. Também pediu para limpeza do lixo perto da CRM. Por fim, disse que as estradas rurais estão melhorando e está sendo feito um bom trabalho neste sentido.

FABIANO AQUERE (sem partido) – Pediu a revitalização da praça da Vila Operária, que tem bancos e brinquedos danificados. Parabenizou novamente a secretária Jô pelo Mirante do Básico e também o secretário de Agropecuária, Claudivam Brusque, pelo trabalho. Para finalizar falou sobre a iluminação da avenida Abreu, em Seival, quando foi informado que a Prefeitura já notificou a empresa que fez as instalações, sendo que agora se espera a reposição das lâmpadas queimadas, que ainda estão dentro da garantia.

LUANA VAIS (PT) – Se referiu ao possível fechamento da Usina de Candiota (Fase C), assinalando a fala do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, que segundo ela é um bolsonarista e que não conhece a realidade de Candiota. A vereadora disse que os que votaram em Bolsonaro vão carregar a culpa caso a Usina seja fechada, lembrando que a Eletrobras foi vendida no ano passado. Lembrou que o prefeito Folador pediu voto a Bolsonaro junto com os Laras num ato de 7 de setembro de 2021. Ela também criticou a proposta do governo municipal em conceder à West Aves o prédio da Central de Comercialização de Alimentos, na sede do município. Disse que participou de uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), que é um órgão deliberativo, afirmando que este repudia essa concessão. Afirmou que não é contra a vinda de empresas, pelo contrário, destacando que o governo poderia ter concedido um terreno à empresa para que ela construa um local para estímulo da produção e classificação de ovos e não entregar um prédio que havia sido acordado para uso das cooperativas, além de possuir uma série de equipamentos em seu interior. Luana lembrou que o governo federal voltou com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar e que o local seria ideal para colocar o PAA em prática. Pediu que os vereadores pensem na hora de votar o projeto.

HULDA ALVES (MDB) – Afirmou ser uma honra fazer aniversário no Dia Mundial do Meio Ambiente, ao agradecer os colegas pelas congratulações recebidas. Cumprimentou a secretária Jô e disse ter orgulho de fazer parte do mesmo projeto de governo que ela. Assinalou que turismo, em referência ao Mirante do Básico e outras possibilidade, pode ser fonte de emprego de renda também.

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Falou sobre as festas juninas nas escolas municipais, dizendo que acompanhou a da escola Neli Betemps. Parabenizou o secretário de Educação, Michel Feijó, assinalando que é um fã da educação e que é muito bom ver esta mobilização da comunidade escolar em torno desses eventos. Também parabenizou a secretária Jô pelo Mirante. O vereador destacou o evento de motociclismo no fim de semana. Por fim, disse que esteve domingo com o prefeito Folador no bairro João Emílio e juntamente com o novo presidente da Associação de Moradores (AMJE), Danti Oliveira, viram as demandas da localidade.

DANILO GONÇALVES (PT) – Criticou o projeto que destina o prédio da Central de Comercialização de Alimentos, dizendo que no fim de abril passado o prefeito Folador havia acordado com as cooperativas e produtores outro destino para o imóvel e agora surpreende em ceder o espaço à uma empresa. Classificou como absurdo a atitude, pois ali tem recursos federais conquistados pelo coletivo. De forma dura, disse que as estradas rurais não estão nada boas como alguns querem parecer crer. Disse que falta material, há buracos e apenas passam a patrola. “Gostaria que alguém fosse olhar o jeito que estão nossas estradas e não como falam aqui na Câmara”, afirmou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook