Por dentro dos Legislativos – Hulha Negra

HULHA NEGRA
*O vereador Getúlio Porto (PDT), disse que está em uma luta constante referente ao bairro Floresta, onde colaborou para colocar a academia ao ar livre. Além disso, o vereador ressaltou que destinou 50% da sua emenda impositiva para a construção de uma praça e seu cercamento, mas que o vereador Diego Rodrigues (Progressistas), entrou com um requerimento do mesmo pedido para a construção da praça no mesmo bairro do munícipio. Porto disse que isso é falta de caráter, pois ele não interfere no pedido de seus colegas.

*O vereador Volnei Manfron (PT), falou sobre o reajuste do vale dos servidores públicos, pois entre 2020 e 2021 não houve aumento. Porém, ele acredita que o poder Executivo conceda um bom aumento para os funcionários, pois são eles que realizam os trabalhos no munícipio.

*A vereadora e presidente da Câmara Tanira Martins (PTB), falou que no último dia 24 participou de uma reunião no gabinete do prefeito juntamente com o vice-prefeito, Igor Canto, para receber o comandante regional da Brigada Militar que é responsável pela Fronteira Oeste, coronel Mário Luz. Na oportunidade, a vereadora relatou as condições de segurança pública no munícipio, alertando que a criminalidade está crescendo cada vez mais na cidade, relembrando a tentativa de assalto no caixa eletrônico no banco Banrisul, e, na Cooperativa. Além disso, Tanira ressaltou que muitas ocorrências não são registradas e por este motivo Hulha Negra sempre aparece com os índices baixos. Ela disse que em alguns casos, as pessoas não querem se deslocar até o município de Candiota para registrar a denúncia. Falou também sobre a Audiência Pública no munícipio de Dom Pedrito, onde a pauta foi a energia elétrica fornecida pela empresa Equatorial. Na oportunidade, a vereadora destacou que as reclamações foram as mesmas, como a falta de energia constante, demora na resposta dos questionamentos e demora para reestabelecer a energia. A presidente disse que isso é preocupante, levando em consideração que a zona rural é muito prejudicada. Para finalizar, falou sobre o descontentamento da comunidade em razão da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município ficar fechada após às 17h30, pois o espaço funciona como o hospital da cidade.

*O vereador Luiz Gustavo Dias (Progressistas), falou sobre sua ida até Porto Alegre para participar da reunião com a empresa Equatorial junto com alguns colegas vereadores. Falou que há um grande desentendimento da empresa que assumiu o trabalho há aproximadamente oito meses, ressaltando que estão cientes dos problemas enfrentados. O vereador destacou que a empresa foi comprada em estado crítico e que não estavam preparados para atender as demandas da falta de energia elétrica. Além disso, Dias destacou as reclamações que estão recebendo referente ao hospital de Hulha Negra. Falou da reunião com o prefeito e demais vereadores, dizendo que acredita que esse assunto será solucionado com êxito. Agradeceu o secretário de Obras pelo belo trabalho feito em algumas estradas, mas afirmou que alguns trajetos ainda precisam de reparo.

*O vereador Jorge Coelho (PDT), também falou sobre a energia elétrica e sobre a Audiência Pública. Disse que sabe que o serviço de energia fornecida não é muito bom, mas ressaltou que nunca chegou a este ponto de algumas pessoas passarem mais de 10 dias sem energia elétrica em suas casas. Falou sobre a participação na reunião com o prefeito, que teve como pauta o Chamar 192 Samu. O vereador relatou que questionou algumas pessoas sobre o atendimento realizado e disse que recebeu várias reclamações. Coelho sugeriu a contratação de mais um enfermeiro para o hospital, pois assim, quando um profissional for acompanhar o paciente até Bagé, o outro realiza o atendimento no hospital.

*O vereador Diego Rodrigues (Progressistas), pediu desculpa para o vereador Getúlio Porto, afirmando que visitou o bairro Floresta e também avistou a necessidade de uma praça no local. Por este motivo, fez o requerimento do projeto sem saber que Porto já havia realizado o mesmo. Além disso, falou que é preciso achar uma solução e melhorias para o atendimento do Samu. Disse que se admirou ao ver o vereador Jorge Coelho falar na tribuna que é preciso dialogar antes com o prefeito, por serem representantes do povo, pois muitas vezes Coelho foi avistado se dirigindo com vários eleitores até a Secretaria de Obras para reivindicar algo, sem dialogar antes com o secretário. Também, falou que está sendo muito criticado por protocolar um pedido de Audiência Pública que será realizada no próximo dia 14. Rodrigues disse que acredita que será uma oportunidade para a comunidade tirar suas dúvidas. Afirmou que já levou suas reivindicações ao prefeito, mas até o momento não obteve resultados. Por este motivo, quer que a população tire suas próprias conclusões dando ideias e críticas para que o serviço possa melhorar.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook