Por dentro dos Legislativos – Pinheiro Machado

Resumo dos pronunciamentos durante a sessão itinerante realizada no dia 27 de janeiro de 2023, durante a 39ª Feovelha.

FABRÍCIO COSTA (PSB) – Ele salientou que este ano, os vereadores têm a oportunidade indicar emendas impositivas e que ele e o vereador Cássio (Câmara), resolveu destinas as suas para a aberturas de poços artesianos, no sentido de amenizar a estiagem, diminuindo o sofrimento das pessoas. Assinalou o projeto aprovado na sessão, de contratação de operadores de máquinas, assinalando que agora tem um esforço da Prefeitura em atender o homem do campo. “Antes se tinha pessoal e não se tinha maquinário”, disse.

ÉLITON RODRIGUES (MDB) – Destacou que cumpriu agenda na capital do Estado, inclusive acompanhando as soberanas da 39ª Feovelha, divulgando o evento. Em Porto Alegre, o vereador esteve no pátio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), quando inspecionou veículos usados que podem servir para doação ao município, dentre eles um caminhão. Disse que a doação já está autorizada pelo secretário dos Transportes, Juvir Costella. Ele ainda elogiou o trabalho e dedicação da direção do Sindicato Rural na realização de mais uma Feovelha.

LAURA RATTO (MDB) – A vereador ressaltou que é importante não deixar morrer o espírito da Feovelha, parabenizando o Sindicato Rural.Ainda, a vereadora destacou a presença do secretário de Agricultura do Estado na abertura oficial da 39ª Feovelha, Giovane Feltes, que é um amigo particular de Laura. Ela, em nome dele, pediu desculpas por não poder ficar para a sessão, pois tinha outro compromisso em Porto Alegre.

CÁSSIO CÂMARA (PP) – O vereador acredita que vem muita notícia boa em 2023. Relatou que o deputado Afonso Hamm (PP) vai destinar R$ 1,3 milhão em emendas para esse ano e por isso que ele é campeão de votos, pois sempre está ajudando as comunidades. Ele se referiu como importante e que os produtores de Pinheiro Machado devem aderir ao projeto Aliança Del Pasto, que prevê a preservação das pastagens nativas no Bioma Pampa, tendo aporte de recursos do BRDE e da Europa. Se referindo à Feovelha, lembrou que para um anima ser campeão na Expointer, primeiro precisa brilhar na Feovelha. “Ano que vem vamos comemorar 40 anos e vamos ajudar para a sua realização”, disse.

ELIZETE BALDEZ (PP) – Parabenizou a direção do Sindicato Rural pela realização de uma edição da Feovelha Salientou o discurso do secretário de Agricultura na abertura do evento, que afirmou que vai apoiar e fazer os esforços necessários para a continuidade. Lembrou que oriunda do interior do município e que tem visto e sentido as dificuldades das pessoas do campo e que é preocupante a situação da ovinocultura. Por fim, se referiu as conquistas que o atual governo municipal tem conseguido e que a Câmara faz parte disso.

VILSINHO (PP) – Também se referiu a destinação de R$ 1,3 milhão de emendas esse ano por parte do deputado Afonso Hamm. Disse que a retomada da Comparsa já está confirmada e que os funcionários que possuem férias-prêmio para receber foram contemplados este mês, além de todos o funcionalismo estar recebendo o vale-alimentação em dia e mais o atrasado. Parabenizou o Sindicato por mais uma Feovelha e desejou que a estiagem passe logo.

MAGDA AFONSO (PDT) – Salientou que na reunião da Azonasul feita naquele dia durante a Feovelha, a direção do Sindicato Rural fez um desabafo sobre a situação da ovinocultura no Estado, porém disse acreditar que em 2024 tudo será melhor. Também sendo produtora rural, a vereadora falou com conhecimento de causa sobre o sofrimento passado, porém são uma categoria que não desiste nunca. “O que vimos no Rematão é aprova disso, com animais de alta qualidade. Digo aos produtores que persistam e que dias melhores virão e vamos lutar pela chegada deles. A todos os nossos parabéns e vida longa à Feovelha”, desejou.

FÁBIO DIAS (PSDB) – Também com palavras de otimismo, o vereador disse que com a estiagem tudo fica mais difícil, mas com o trabalho de todos as coisas hão de melhorar. Afirmou que a Feovelha é coração de Pinheiro Machado, ressaltando sua importância. Disse que hoje se tem uma gestão boa no município e que não gosta de falar do passado, porque pode magoar pessoas. “Estamos de mãos dadas com o Executivo”, disse.

RENATO RODRIGUES (PSDB) – “O preço dos ovinos me entristece”, afirmou o vereador, se referindo que a média alcançada no Rematão da 39ª Feovelha caiu pela metade em relação ao ano passado. “O preço tá uma vergonha e a lã está estocada nos galpões. Precisamos viabilizar políticas públicas para reverter esta situação”, afirmou.

Comentários do Facebook