
A partir dos dados das estações meteorológicas foi possível provar a intensidade do frio pinheirense Foto: Divulgação TP
Está marcada para esta terça-feira (6), às 14h, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, uma audiência pública para tratar das potencialidades do microclima do município. Na oportunidade, estarão presentes representantes do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Embrapa Clima Temperado.
A iniciativa foi proposta pelos membros da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado – Fabrício Costa (PSB), Cabo Adão (PSDB), Gilson Rodrigues (PT), Jaime Lucas (MDB) e Wilson Lucas (PDT) – e tem como objetivo principal divulgar as possibilidades de exploração das características do clima para fomentar o desenvolvimento local, principalmente através do turismo.
De acordo com Fabrício, presidente da comissão, integrantes de diversos segmentos já foram convidados a participar. “Fizemos um ofício para o vice-prefeito e secretário da Educação, Cultura e Desporto, Jackson Cabral; para o Executivo, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias), Emater e também estamos convidando a comunidade escolar em geral para que se façam presentes nesse dia”, declarou.
A partir dos registros das estações meteorológicas instaladas pelos acadêmicos da universidade pelotense, já foi possível confirmar que o município tem grandes potencialidades a serem exploradas devido ao clima bem definido das estações inverno e verão. Além disso, o projeto, que surgiu ainda em 2017, garante que Pinheiro Machado tem potencial para ser a cidade com o inverno mais frio do Rio Grande do Sul e do Brasil, superando inclusive São José dos Ausentes, na serra gaúcha.