TRANSPORTE ESCOLAR

Piratini recebe dois veículos semi-novos do governo estadual

Micro-ônibus está estragado e necessita de reparos para ser utilizado

Repasse dos veículos foi anunciado durante reunião em Porto Alegre

Repasse dos veículos foi anunciado durante reunião em Porto Alegre Foto: Divulgação TP

Uma reunião em Porto Alegre com o secretário-Chefe da Casa Civil, Fábio Branco e o secretário Adjunto de Obras Sandro Boka teve por finalidade a busca de soluções com relação ao transporte escolar e o repasse de recursos para o transporte de alunos da rede estadual.

As reivindicações foram feitas pela secretária Municipal de Educação, Fransilene Madruga e pelo vereador Jimmy Carter (MDB), que consideraram o momento importante, principalmente pela dificuldade atual da Prefeitura na área de educação, bastante prejudicada pela falta de veículos e a necessidade de contratação de empresas para fazer as linhas.

Na oportunidade, foi anunciado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o repasse de dois veículos que pertenciam a outros municípios e não estão sendo utilizados, sendo um ônibus e um micro-ônibus, que necessita passar por reparos no motor para ser utilizado pela Secretaria de Educação de Piratini, que enfrenta problemas com transporte escolar, inclusive não dispondo de veículos para alunos que permaneceram um período sem aulas.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a secretária de Educação Fransilene destacou que os veículos deverão ser utilizados para o transporte de alunos das redes municipal e estadual e o auxílio do estado surgiu após ela expôr as dificuldades do município durante uma visita de Branco ao município para assinar a ordem de início das obras da escola Ponche Verde. Também foi anunciado, porém sem valores divulgados, o aumento no valor do repasse para o transporte escolar do município, visto a secretária explicar que apesar do estado repassar o valor equivalente por aluno, a extensão territorial e o trajeto de 3 mil quilômetros percorrido ao todo, ultrapassa o valor recebido necessário para custear as linhas.

Questionada, porém, acerca da utilização de um veículo que atualmente não está em condições de circulação, a secretária afirmou acreditar que ocorrerá em breve. “O micro passará pelos reparos necessários por conta do município e iniciará a linha. Acredito que não irá demorar”, diz a secretária.

De acordo com o vereador Jimmy Carter (MDB), que participou da reunião, essa é uma preocupação de sua gestão. “Fomos em busca de parcerias e articulações. Propomos e estabelecemos verdadeiras melhorias, que contribuirão para que o Executivo Municipal atenda esta demanda que é o transporte escolar”, enfatiza o vereador, salientando que a parceria com o Governo do Estado surgiu porque os veículos estavam parados após quebra de contrato com prefeituras.

Comentários do Facebook