Nos últimos dias, o prefeito eleito de Hulha Negra para a gestão 2025-2028, Fernando Campani (PT), anunciou o plano “Flores de Maria”, uma simbologia que representa a natureza e um nome santo feminino para a condução de projetos de natureza ambiental paisagística que pretende implantar na cidade durante a gestão.
Segundo Campani, o objetivo é melhorar a paisagem da cidade e, por consequência, a autoestima da população. “Ao longo dos 4 anos de governo serão desenvolvidos vários projetos de caráter paisagístico para o território urbano e rural. A nossa prática começa com um profundo diálogo com os nossos vereadores e a população para projetar ideias com o total empoderamento de todos, pois não quero desenvolver o meu projeto, quero desenvolver um projeto de todos e todas”, fundamentou Campani.
O futuro gestor explicou que o plano Flores de Maria ganhará um forte apoio financeiro do setor privado, de vários setores não governamentais, além de recursos públicos do município, estado e união. Os dois primeiros projetos que devem, inclusive, ganhar lei, serão “Nasce uma Criança, Plante uma Árvore” e “Florescer Hulha Negra”.
NASCE UMA CRIANÇA, PLANTE UMA ÁRVORE
Com relação ao primeiro projeto, Fernando Campani explica. “Com a aprovação da lei, o Poder Executivo ficará autorizado a instituir, no município de Hulha Negra, o Projeto ‘Nasce uma Criança, Plante uma Árvore’. Será fornecida, de forma gratuita, uma muda de árvore, frutífera ou não, oriunda do horto municipal ou adquirida em viveiros regulares, a cada nascimento e registrada no município, cujos pais residam em Hulha Negra. A muda de árvore será plantada em local apropriado e escolhido pelos pais, adotantes ou responsáveis da criança, observadas as regras próprias de urbanismo, constantes na legislação vigente, ou sugerido pelo órgão competente do Poder Executivo. Cada criança participante do plantio de muda poderá receber um certificado com o termo de adoção de árvore plantada e uma carteirinha denominada ‘Amigo Protetor da Natureza’. Os pais ou responsáveis pela criança ficarão com o dever de cuidar da muda durante, no mínimo, dois anos. O Poder Executivo, através dos setores competentes, realizará uma ampla divulgação da Lei, em especial ao Cartório local e maternidades da região”.
FLORESCER HULHA NEGRA
O segundo projeto citado pelo prefeito eleito será a instituição do concurso “Florescer Hulha Negra”, que fixará premiações e detalhes das regras que incentivarão o embelezamento de casas, empresas, escolas e ruas. “A iniciativa do projeto é uma forma de incentivar os munícipes a embelezar seus jardins e consequentemente a cidade. O projeto pretende valorizar também jardins do interior, estimulando a participação de todo município no programa e valorizando todas as propriedades”.
Para participar do concurso os interessados deverão fazer inscrição junto à municipalidade. Campani, porém, ressalta que as escolas do município são participantes permanentes e, certamente, o tema será integrado estrategicamente ao desenvolvimento do ensino. “O desfecho do concurso acontecerá, num momento especial, durante o período da primavera em evento que se incorpora a outras atividades festivas tradicionais ou se instala com especialidade ao evento denominado ‘Festa das Flores e Jardins de Hulha Negra’, que acontecerá no mês de outubro de cada ano”, anunciou Campani, acrescentando que será reservado um ambiente para exposição de fotos dos jardins participantes do concurso e cerimonial de entrega das premiações.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*