ABASTECIMENTO

Prefeito em exercício de Candiota diz estar atento aos problemas da água na Vila Residencial

Paulinho gravou um vídeo junto a ETA da localidade Foto: Reprodução TP

Os problemas no sistema de abastecimento de água em Candiota são, desde sempre, uma ‘pedra no sapato’ dos governos municipais e a cada campanha eleitoral o tema ganha muita notoriedade e propostas para soluções.

Sem um departamento estruturado, com sérios problemas que vão desde redes mal dimensionadas, falta de pessoal e equipamentos, quedas de energia elétrica que afetam a captação, até a não existência de medição de consumo (hidrômetros) e uma inadimplência que beira os 70%, o sistema de água é uma constante dor de cabeça.

A bola da vez tem sido o abastecimento na Vila Residencial, que há mais de um mês possui uma água saindo nas torneiras com uma tonalidade escura, que aumenta ou diminui dependendo do dia e das manobras que são realizadas.

A Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (AMAVR) está recolhendo assinaturas na comunidade para entrar com um pedido de ajuda junto ao Ministério Público.

Em resposta, o prefeito em exercício Paulinho Brum, visitou alguns moradores da localidade esta semana, bem como, a estação de tratamento de água (ETA) e o reservatório localizado no antigo hotel, gravando dois vídeos posteriormente. Paulinho é o vice-prefeito, mas substitui o prefeito Luiz Carlos Folador, que está em férias.

Na sua fala no vídeo gravado junto à ETA, Paulinho disse que a Prefeitura não está sendo omissa, reconhecendo que de fato em algumas residências a tonalidade da água está mesmo turva. “Estamos aqui para averiguar e ver o que está acontecendo. Liguem para o meu telefone diretamente, não sejam massa de manobra de algumas pessoas que estão dizendo que somos autoritários. Não estamos fugindo do problema. Até parece que há quatro anos a Vila Residencial era tratada com carinho e vocês sabem que não era. Nunca colocamos a culpa no governo anterior, mas entrem em contato conosco, não fiquem batendo boca em grupos, que nós vamos resolver este problema”, disse.

Ainda não há, por parte da Prefeitura, uma indicação das causas da água estar com o tom escuro. A situação ainda está sob investigação.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook