ELEIÇÕES 2022

Prefeitos da região se posicionam em apoio a candidatos a presidente da República e governador do RS

Passados alguns dias do primeiro turno das eleições para presidente da República, senador(a), deputados(as) federais e estaduais e governador (a) do Estado, o Tribuna do Pampa procurou os prefeitos dos municípios de cobertura impressa do jornal para falar sobre o tema. A solicitação foi para um posicionamento de voto para o segundo turno das eleições, que ocorrerão no dia 30 de outubro para presidente da República e governador do Rio Grande do Sul.

Cabe lembrar, que a disputa de segundo turno ocorre entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL – 22) e Luís Inácio Lula da Silva – Lula (PT – 13) para a Presidência da República, e entre os candidatos Onyx Lorenzoni (PL – 22) e Eduardo Leite (PSDB – 45) para o governo do Estado.

Conforme retorno obtido pelo TP pelos gestores, não há uma vantagem de apoio para um ou outro candidato, visto também não haver resposta de todos os prefeitos. Por outro lado, é importante ressaltar, que no primeiro turno, os candidatos do PT – Lula para presidente, Edegar Pretto para governador e Olívio Dutra para senador – venceram com larga margem na região, com exceção do município de Aceguá, onde Bolsonaro, Onyx e Hamilton Mourão venceram na maioria dos votos.

Divaldo Lara Foto: Divulgação TP

DIVALDO LARA – O prefeito da maior cidade da região, Divaldo Lara (PTB), de Bagé, afirmou ao jornal apoiar, votar e trabalhar como coordenador da campanha de toda região para o atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL). “Motivos pra isso são as grandes obras que estão sendo realizadas em toda região, na saúde como Hospital do Câncer, obra da barragem da Arvorezinha, três escolas cívico-militares, duplicação da BR-116 e agora início da duplicação da BR-290. Pelas grandes obras, pelo Brasil do progresso, do desenvolvimento, por um país livre da corrupção é que meu voto vai para o presidente Jair Messias Bolsonaro”.

Para governador do RS, Divaldo afirmou votar em Onyx Lorenzoni (PL), assim como seu irmão, o ex-deputado Luis Augusto Lara, que está na coordenação geral da campanha no Estado. “Acreditamos que é o mais preparado, experiente e com capacidade para devolver ao Rio Grande do Sul, sua dignidade, através da geração de empregos, gestão de obras e também de investimentos em educação, segurança pública e saúde. Acredito na melhora da vida dos gaúchos com a ascensão ao governo do Estado do Onyx Lorenzini. Sou contra o Eduardo Leite porque ele quis mandar um container freezer para Bagé e região para armazenar corpos na pandemia de Covid-19. Também porque renunciou seu Estado e não fez investimentos na condição de governador em toda nossa metade Sul que nos desse condições e coragem de voltar a apoiá-lo”, manifestou.

Volnei Oliveira Foto: Divulgação TP

VOLNEI OLIVEIRA – O prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), afirmou que para presidente o voto é no candidato Lula, também do PT. “Nossa posição é de votar no Lula, nosso companheiro de partido. Temos a convicção que somente ele poderá fazer o Brasil ser feliz de novo. Já fez nos dois primeiros mandatos que teve e irá fazer de novo. O povo está sofrido, não tem emprego, não tem estímulo, tenho certeza que o Lula irá fazer um governo para todos”, se posicionou Volnei. Quanto ao governo do RS, ele lembrou que o partido ficou perto de levar o candidato Edegar Pretto para o segundo turno e que agora, aguarda um posicionamento oficial do partido.

Ronaldo Madruga Foto: Divulgação TP

RONALDO MADRUGA – Na Terra da Ovelha, Pinheiro Machado, o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), inicialmente não manifestou seu voto  para presidente ou governador de forma direta. “Voto no Brasil que eu quero, sem corrupção, sem privilégios, de igualdade pra todos, da verdade, do fortalecimento das instituições e Brasil que luta pelos menos favorecidos”, afirmou. Porém, posteriormente, o gestor postou em sua rede social, uma foto com o candidato a governador Onyx Lorenzoni, que esteve em  visita a Pelotas, junto ao candidato a reeleição para presidente do país, Jair Bolsonaro.

Luiz Carlos Folador Foto: Arquivo TP

FOLADOR – O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), participou no último sábado (8), de uma caminhada na cidade em favor do candidato a governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). Ao jornal, ele afirmou que o voto ao ex-governador se deve ao apoio dado por ele e sua equipe, como a liberação de R$ 10 milhões para a rodovia Miguel Arlindo Câmara – MAC, recursos para pavimentação de ruas, banheiros e saúde, totalizando R$ 15 milhões, bem como o saneamento da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Quanto à presidência da República, Folador afirmou que não iria se posicionar.

Renato Machado Foto: Arquivo TP

RENATO MACHADO – Dos municípios de cobertura impressa do jornal, apenas não houve retorno do prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, até o fechamento desta edição.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook