
Prefeito assinou o decreto em seu gabinete Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria
Na tarde desta terça-feira (25), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado por autoridades municipais, assinou o decreto municipal número 4.907 que declara situação de emergência nas áreas urbana e rural do município devido a estiagem.
Como noticiado nesta manhã, o prefeito já havia feito reunião na última semana com os secretários do governo, coordenação da Defesa Civil municipal e equipe da Defesa Civil estadual, para que a situação de emergência fosse decretada o quanto antes. Em parte do documento é mencionada a baixa precipitação dos últimos meses juntamente com as altas temperaturas registradas, além do bombeamento de água em reservatório privado para suprir a demanda, entre outros fatores.
Durante o encontro na última semana, o prefeito mencionou as alternativas que o município está buscando desde o mês de dezembro, para amenizar os efeitos da estiagem. “Precisamos estar mais voltados para esse atendimento humano”, reforçou ele.
Folador já havia falado anteriormente que ações estavam sendo realizadas para amenizar os efeitos da estiagem, como a colocação de uma bomba para recalcar água até a barragem que abastece a sede do município, além de enviar água para o interior através de um caminhão-pipa.