Está iniciando pelos profissionais da saúde nesta semana e se estenderá pelos próximos dias para demais setores, a realização de testes rápidos em Hulha Negra. A confirmação de início dos testes, que deve variar entre 60 e 100, conforme a aceitação da população, ocorreu na manhã de quarta-feira (10) a reportagem do Tribuna do Pampa durante entrevista no gabinete do prefeito Renato Machado.
Conforme o secretário de Saúde, Volney Jorge, o objetivo é fazer um mapeamento da situação do município quanto à doença. “Nossos trabalhos e ações são voltadas de forma que se evite ao máximo a disseminação da doença que atingiu a região e, por enquanto, ainda não contabilizamos casos. Com os testes poderemos fazer um estudo sobre como está, de fato, Hulha Negra”, explica o secretário.
Uma parcela do comércio em geral, farmácias, mercados e funcionários da Prefeitura serão convidados a realizar o teste rápido, além dos profissionais da saúde. O gestor solicita a colaboração de todos. “Ninguém será obrigado a fazer, mas pedimos para que as pessoas contatadas aceitem a realização do teste, pois desta forma teremos certeza sobre a nossa cidade”, solicita.
MAIS GUICHÊ – Com o objetivo de evitar filas e aglomerações, principalmente no início do mês no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), um novo guichê de atendimento foi disponibilizado na farmácia básica. Segundo o secretário, demarcações foram feitas e os dois profissionais – farmacêutico e atendente – passaram a atender a população com mais agilidade.
CASOS CONFIRMADOS – No final de semana passado, a Prefeitura de Hulha Negra anunciou o registro de dois casos suspeitos de coronavírus no município, de uma moradora com 78 anos, e que está internada na Santa Casa de Caridade de Bagé, e de um homem de 38 anos – da mesma família – que permaneceu em isolamento social. Na noite de quinta-feira (11), os resultados dos exames foram remetidos à Saúde, confirmando como positivos os dois casos.
*Matéria atualizada com relação ao impresso de sexta-feira (12).